superherois

Super-Herói foi um gênero usado por anos para classificar os filmes protagonizados por personagens da Marvel e da DC, como se esse fosse um gênero cinematográfico.

O motivo disso é que os filmes protagonizados por esses personagens tinham enredos que seguiam a mesma fórmula, pois esses filmes eram produzidos para um público bem específico, crianças e nerds estereotipados, como o Jeff Albertson, o Cara dos Quadrinhos de Simpsons.

Talvez fosse pelo público ou pela crítica de cinéfilos, filmes de super-heróis não eram bem vistos. Raramente você ouvir alguém falar que estava ansioso pela estreia do novo filme do Batman, ou comentando aquela batalha épica do Super-Homem. Na verdade, filmes de super-heróis, eram apenas aqueles filmes que você para ver na Sessão da Tarde se não tivesse nada melhor para assistir.

A mudança

Essa mudança ocorreu quando a Marvel vendeu parte de seus direitos para alguns estúdios para fugir da falência. Quando a Marvel se tornou uma produtora, começou a “briga” contra a Fox e Sony, detentoras dos direitos dos X-Men, Quarteto Fantástico e Homem Aranha. As três produtoras passaram a investir pesado nos filmes, querendo cada vez mais conquistar seus fãs.

A Warner entrou na jogada em seguida. Vendo o sucesso desse novo tipo de filme, a produtora trouxe para a briga os heróis da maior rival da Marvel, a DC, fazendo o jogo virar de vez. Muitos dos aclamados críticos que torciam o nariz para esse tipo de filme passaram a aguardar ansiosos a sua estreia.

Com os filmes não demorou muito para que retornassem a fazer séries focadas em super-heróis. Esse universo se expandiu tanto que foi necessário mudar a antiga fórmula de enredos batidos e reinventá-los. Os novos filmes do Homem-Aranha, Batman e Super-Homem não eram apenas uma refilmagem dos filmes antigos.

Os filmes de super-heróis não são mais apenas filmes de Super-Heróis.

Os filmes Logan, Deadpool, Capitão América – Soldado Invernal, Thor e Guardiões da Galáxia são filmes do “gênero” super-herói, mas esse é o único ponto em comum entre esses filmes. Enquanto Logan é um filme com um apelo mais dramático, Deadpool é uma boa comédia, Capitão América seria classificado como um Thriller de Ação, Thor Fantasia e Guardiões da Galáxia é uma Ópera Espacial.

Temos até mesmo gêneros cinematográficos diferentes em filmes do mesmo herói. Isso acontece em Homem-Aranha, o Homem-Aranha do Tobey Maguire é uma aventura, enquanto o primeiro Homem-Aranha do Andrew Garfield carrega um lado mais dramático.

Super-Herói como gênero?

“Super-herói” nunca deveria ser um gênero, ele é um tipo de personagem que é usado para contar uma historia. Cada vez mais podemos ver gêneros como comédia, ação, thriller, aventura em filmes e séries que contém um herói como protagonista.

A série Demolidor é policial, algo mais frio, mais sério, mais violento. Algo como um Noir contemporâneo. Arrow é uma série dramática tem mais tensão e é sombrio. Flash e Supergirl, em contrapartida, misturam humor com aventura suas cenas são bem mais iluminadas e cheias de piadinhas.

Até o universo de X-Men está mudando sua roupagem. O filme “X-Men – Fênix Negra” é um filme com mais drama e muito parecido com 007 Cassino Royale. “Novos Mutantes” que estava para ser lançado esse ano mas foi adiado para Outubro de 2020 promete muito terror. Segundo a produtora do filme, o mesmo foi adiado pois não estava assustador o suficiente.

Não seria exagero nenhum dizer que essas mudanças estão vindo apenas para o bem. Já que essa abrangência de gêneros traz oportunidades enormes para bons novos filmes. Alinhando isso à tecnologia para efeitos especiais que temos hoje em dia, tenho certeza que cada vez mais os nossos heróis dos quadrinhos vão conquistar mais espaço e mais fãs com sua nova versatilidade.


Essa matéria foi escrita originalmente para a Revista X em 2018

Mione Le Fay é carioca, formada em Jornalismo. Escritora, professora de informática, apresentadora e produtora de eventos. Apaixonada por livros e fotografias, encontra nesses nessas duas artes uma forma de mostrar tudo o que existe em seu mundo.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.