O livro “Harry Potter e a Câmara Secreta” completa hoje 20 anos, então, nós do No Meu Mundo, preparamos um especial com algumas curiosidades sobre o livro e o filme. Acompanhe com a gente!

Gilderoy Lockhart
O ator inglês Hugh Grant foi um nome forte para ser Gilderoy Lockhart na saga Harry Potter e ele chegou a estar no elenco como o professor de Defesa Contra as Artes das Trevas. Contudo, Grant acabou não se tornando Lockhart devido a conflitos de agenda, já que na época, estava em ascensão em sua carreira.

Outro nome cogitado para ser Lockhart foi Alan Cumming, conhecido por fazer o Noturno em X-Men 2(2003).

O papel acabou ficando para Kenneth Brannagh, que realizou um bom trabalho como Lockhart.

Último trabalho
O filme da Câmara Secreta foi o último trabalho do ator irlandês Richard Harris como Dumbledore, já que ele morreu de câncer aos 72 anos em 2002, um mês antes do lançamento do filme nos cinemas.

Idade não importa
Para fazer Tom Riddle aos 15 anos, a produção escolheu o ator Christian Coulson, que tinha, na época, 23 anos. No entanto, ele não retornou para fazer a versão jovem de Voldemort em Harry Potter e o Enigma do Príncipe.

Enchendo o cofrinho
Daniel Radcliffe ganhou um salário de US$ 3 milhões por sua atuação em Harry Potter e a Câmara Secreta

Aventura preferida
Daniel Radcliffe, intérprete de Harry Potter, declarou que Harry Potter e a Câmara Secreta é seu livro favorito entre todos os livros já lançados na saga

Ficou de fora
Presente em todos os livros de Harry Potter, Madame Hooch não esteve presente nos demais filmes da saga, só participando do primeiro filme.

Isso se dá devido ao fato da atriz que interpretou a juíza de Quadribol de Hogwarts saiu do projeto por estar recebendo um salário baixo.

Apressadinhos
As filmagens de Harry Potter e a Câmara Secreta começaram em Novembro de 2001, antes do lançamento do primeiro filme e terminaram em Maio de 2002, durando cinco meses. O longa foi lançado em Novembro de 2002.

14 carros para que Ford Anglia fosse destruído
Foram usados 14 carros para que o carro Ford Anglia fosse destruído no Salgueiro Lutador, quando Harry e Rony chegaram a Hogwarts com o carro, após terem perdido o trem.

Aliás, o carro tem as cores e é o modelo que J.K.Rowling descreveu no livro, que era o mesmo carro que Rowling usava para passear com seu amigo, quando ambos eram jovens.

Filhos do diretor no filme
Todos os quatro filhos do diretor Chris Columbus apareceram no longa. Eleanor Columbus interpretou Susana Bones(também a interpretou no primeiro filme), Brendan Columbus fez um garoto na sala de estudo, Violet Columbus ficou com o papel de uma garotinha com flores e Isabella Columbus interpretou uma garotinha na livraria. (Momento que todos nós tivemos inveja dos filhos de Columbus)

Um senhor Weasley diferente
Antes de Mark Williams ser o nosso senhor Weasley, o papel fora cotado para ser feito por Robert Carlyle, que havia feito o vilão de 007 O Mundo Não É O Bastante(1999) e Morzan em Eragon(2006). Contudo, as negociações não avançaram.

Homenagem a Gandalf
Como já é sabido, J.K.Rowling é grande fã de Senhor dos Anéis e os produtores decidiam homenagear o mago.

Quando Harry entra no escritório de Dumbledore pela primeira vez, está incluindo na coleção de quadros um retrato de Gandalf O Cinzento, estando acima da moldura da porta e um pouco a direita de Harry na cena.

No roteiro, Hermione iria abraçar Rony
Naquela cena em que Hermione vem correndo para abraçar Harry, após ter saído do seu estado de petrificação, era para a atriz Emma Watson ter abraçado Daniel Radcliff e o Rupert Grint. Contudo, a atriz ficou envergonhada na hora da cena.

Isso fez com que Columbus mudasse o roteiro e ficou decidido que Hermione iria abraçar Harry e quando fosse abraçar Rony, não iria abraçá-lo e sim trocar apenas um aperto de mão entre os dois.

Erro de roteiro
Aquele cena em que Harry liberta Dobby, Lucio Malfoy tem um acesso de raiva, tirando sua varinha, a apontando para Harry e dizendo Avada.

Isso aconteceu no filme e foi um erro de roteiro, já que Avada, para quem ainda não entendeu, se referiu a Avada Kedavra, o feitiço da morte.

Ou foi erro de roteiro ou Lúcio foi muito burro para conjurar esse feitiço perto do escritório de Dumbledore.

Murta que Geme de 37 anos.
Se você reclamou que o Tom Riddle do filme tinha 23 anos, a atriz que fez a Murta que Geme no longa, a Shirley Henderson, tinha 37 anos quando participou das gravações.

Isso mesmo, uma estudante que tem 15 anos, mas que foi feita por uma atriz de 37 anos. No entanto, a edição do filme conseguiu rejuvenesce-la bem.

Dobby era um pau de selfie
Dobby foi feito por captura de movimento no filme e os atores tinham que interagir com ele através de uma pau de selfie que tinha uma bola laranja.

A criatura foi feito digitalmente e dublada pelo ator inglês Toby Jones, que fez Armin Zola nos dois filmes do Capitão América.

Livro mais sombrio
Várias crianças sofreram um impacto resultante do contraste do primeiro livro com o seu sombrio sucessor. Algumas até deixaram de lê-lo.

Bloqueio Criativo
JK Rowling teve um leve bloqueio criativo quando estava preparando a Câmara por causa do sucesso repentino que impulsionou a série Harry Potter. Finalizá-lo exigiu muito dela, por isso, é um de seus livros preferidos.

Mais Difícil
JK Rowling declarou que este foi o livro mais difí­cil para ela escrever, particularmente a explicação para as petrificações.

Fonte: Adoro Cinema, Armada Rebelde de Mordor e Potterish


Mione Le Fay é carioca, formada em Jornalismo. Escritora, professora de informática, apresentadora e produtora de eventos. Apaixonada por livros e fotografias, encontra nesses nessas duas artes uma forma de mostrar tudo o que existe em seu mundo.

One response

  1. Nunca imaginei que eu tivesse algo em comum com Daniel Radcliff: este era também MEU FAVORITO da série entre os filmes! Exatamente pelos elementos sombrios, atmosfera de mistério e pela primeira aparição DO SALÃO COMUNAL DA SLYTHERIN…

    Embora confesso que para mim empata com Prisioneiro de Azkaban! E nos livros também Enigma do Príncipe…

    Preferia mil vezes Hugh Grant como Lockhart! Nunca foi um personagem por quem eu morresse de amores apesar de eu amar a casa da qual ele faz parte…

    E sim, inveja dos filhos do Columbus e também do “cofrinho” do Radcliff rsrs

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *