Salve, salve, companheiros de nerdices (ops, é geek que fala, né?)!!!
Nossa redação acaba de receber uma notícia que nos deixou um bocado eufóricos! Já falamos aqui, nesta coluna, sobre RPG, jogos de interpretação de papéis e talz… Vocês se lembram, né? Se disserem que não, eu vou ficar #xatiado!!! Então, a questão é a seguinte: um dos jogos mais maneiros for ever, A Bandeira do Elefante e da Arara, que inclusive foi mencionado naquele post, está para ganhar uma edição NOVAAAAAAAAAAAAA!!!!!!
Desculpem, eu estou realmente eufórico! O jogo do Chris (Christopher Kastensmidt, para os não-íntimos, tá?) foi baseado no premiadíssimo romance homônimo, que também é dele, e traz como temática central o nosso Brasilzão, numa pegada pra lá de fantástica! Cara, eu, que sou praticamente uma tia velha, assistia Xica da Silva da saudosa TV Manchete e ficava pensando o RPG incrível que aquilo daria… A Bandeira do Elefante e da Arara é praticamente o meu sonho realizado!
O livro antigo já era lindo, super bem ilustrado, tanto que foi indicado ao Prêmio Jabuti nesta categoria, e vocês podem imaginar a minha ansiedade pra ver o que virá nesta nova edição, refinada e expandida!
A edição original de ABEA saiu em novembro do ano passado (2018) e já está esgotada! Além da nomeação para o Prêmio Jabuti na categoria Arte, até então inédita para livros de RPG, ABEA recebeu outras duas: AGES, na categoria Literatura, e Cubo de Ouro, na categoria game design. O sistema tem sido um enorme sucesso com jogadores ao redor do país, e já gerou três expansões: A Lenda da Ave Dourada, por João Beraldo, A Misteriosa Sesmaria de Dom Perestrelo, por Christopher Kastensmidt, e A Capitania Real do Rio de Janeiro, por Luciano Campos Tardock. O evento Dias de ABEA, que visa reunir jogadores ao redor do país, já tem mais de 60 mesas cadastradas em 16 estados, representando centenas de jogadores participantes. O sistema também receberá uma versão em inglês pela Porcupine Publishing e uma adaptação para games, marcada para lançamento em 2020.
A nova edição, com regras refinadas a partir do feedback da própria comunidade de jogadores, conta com novas habilidades, ilustrações inéditas, mais informações sobre o ambiente e outras ferramentas para tornar as partidas ainda mais memoráveis. Lançado pela Devir Livraria, a nova edição conta com 224 páginas. O Guia do Participante, com o primeiro capítulo inteiro do livro e todas as regras básicas, encontra-se de graça no site.
O livro terá lançamentos presenciais com o autor em Porto Alegre (NERDZ, 16/03), Serra (Dungeon Capixaba, 23 e 24/03) e São Paulo (a definir, 30/03). Estou chorando porque o Rio de Janeiro não está na lista? Isso não vem ao caso…
Sobre A Bandeira do Elefante e da Arara
A Bandeira do Elefante e da Arara é uma série internacionalmente premiada de fantasia brasileira. As histórias contam as aventuras do holandês Gerard van Oost e do iorubano Oludara, uma dupla de heróis que se encontram em Salvador no século XVI. No Brasil, as histórias, quadrinhos e RPG de mesa já foram adotados nas salas de aula de dezenas de municípios. Notícias, arte e referências culturais podem ser encontradas no site www.abandeira.org.
Sobre o autor
Christopher é norte-americano, radicado em Porto Alegre desde 2001. Antigo diretor da Southlogic Studios e da Ubisoft (tá, meu amor?!), é roteirista de games, quadrinhos e livros publicados ao redor do mundo.
No responses yet