Categories:

Sobre o passado…

Já se viu um mundo em que mulheres não podiam ler livros, um mundo em que só uma religião dominava o mundo, em que pessoas eram queimadas por pregar a Ciência e em que pessoas eram pré-destinadas ao proletariado. Já se viu ditadores perseguirem minorias, bombas atômicas caírem do céu, milhões de pessoas morrerem em uma só guerra, escravidão de povos perpetuarem por séculos, genocídio étnico acontecer e ditaduras fazerem lavagem cerebral através da mídia.

Sobre o presente…

Estamos vendo o nacionalismo renascer, governos de extrema direita subirem ao poder, fronteiras delimitarem a diáspora de vítimas de guerra, países se fechando, fome, crises econômicas profundas e, até, pandemia.

Sobre o futuro…

Sobre o futuro, há inúmeras possibilidades. Dentre as otimistas, estão aquelas em que fazemos a revolução acontecer, os governos corruptos caírem, o preconceito ser combatido, a mídia parar de manipular as massas, as pessoas receberem educação, os governantes acabarem com a prática da corrupção e as instituições religiosas serem desmascaradas. Dentre as piores perspectivas, estão as distopias, que nos alertam sobre o que irá acontecer se não fizermos nada.

DISTOPIAS EM SÉRIE é o nome da coluna em que vamos discutir obras que nos servem de aviso sobre o futuro que construímos no nosso presente e sobre o presente que repete o passado. Impossível será não falar de política, economia, religião e manipulação midiática.

Tags:

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *