Os Pesadelos são criaturas criadas a partir de sigilos e ligados diretamente a Ícelo, o Deus dos Pesadelos, para representá-lo na Realidade.
Ícelo pode se transportar para qualquer um dos Pesadelos e usar os corpos deles, principalmente em batalhas, porém todo o dano causado ao Pesadelo, não afeta o Ícelo que só pode ser derrotado em seu reino.
Cada sigilo só pode ter um Pesadelo por vez, quando o Pesadelo ligado àquele sigilo é destruído o sigilo demora 1h para invocar outro Pesadelo, sendo assim necessário a destruição do sigilo para que não nasça mais Pesadelos no local.
Quando o sigilo de invocação do Pesadelo é destruído, o Pesadelo perde a ligação com Ícelo que não pode mais se teletransportar para o corpo dele. O Pesadelo entra em Abstinência.
Os Pesadelos possuem mais facilidade em se mover e atacar nas sombras.
Os Pesadelos não possuem uma forma física fixa, eles vivem nas sombras e quando se revelam na luz eles refletem o maior medo da vítima, de forma que se existe mais de uma pessoa no local, cada pessoa o verá de uma forma.
Sempre que um Pesadelo perder o sue sigilo ele entra em abstinência, tendo sua agilidade aumentada e seu Vigor prejudicado.
Sem teste pois é uma condição obrigatória
Quando o Pesadelo agarra sua vítima, ela pode enviar essa vítima diretamente para o mundo dos Pesadelos através do poder R.E.M eterno.
O jogador deverá fazer um teste Vigor + Agilidade contra o Pesadelo, se ganhar o jogador ficará duas rodadas sem jogar (a atual e a próxima). Se perder entrará em R.E.M eterno.
Observações
Caso o sigilo do Pesadelo não tenha sido destruído o Pesadelo pode pedir a benção do seu Deus, ele não pode atacar por 1 rodada. Todo dano levado por qualquer Pesadelo em cena até o próximo turno, será revertido em vida para todos os Pesadelos vivos presentes em cena.
Caso o Pesadelo que fez o ritual zere a vida antes do seu turno, ele não morrerá, os demais morrem.
Não possui teste para usar essa habilidade
O corpo da vítima fica adormecido em estágio de R.E.M. e ela vive dentro do pior pesadelo sem descobrir que é um pesadelo. Enquanto está enfeitiçada, tudo o que a vítima vê faz total sentido.
O Pesadelo utiliza as experiências e lembranças da vítima para tudo se tornar real. A vítima sente dor, medo, fome, sede, igual sentiria no mundo real. Tudo o que o cérebro da vítima conhece de sensações, o Pesadelo irá usar.
A cada rodada o jogador faz 1 teste de percepção com DT13.
Uma vez por rodada os demais jogadores podem fazer teste de Diplomacia com DT 20 para tentar “falar” com o jogador para fazê-lo perceber que ele está em um pesadelo.
Se o personagem chegar à 0% de sanidade no pesadelo ele se torna um Zumbi dos Sonhos e nunca mais acorda.
O personagem pode tomar dano no sonho e podendo até morrer. Caso morra no pesadelo ele desperta.
Quando o personagem desperta ele recupera todos os pontos de vida tomados no sonho.
A única forma de despertar do Pesadelo é morrendo no sono, pois o pesadelo usa todo seu conhecimento contra você, ele altera seu cérebro que libera hormônios e mensagens de medo, dor, tristeza, etc.
Como o cérebro nunca morreu antes para saber como é a sensação, ele não consegue imitar esse sentimento e por isso a pessoa desperta.
O jogador precisa descobrir essa forma de acordar por conta própria ou usando Investigação ou Intuição (DT 30).
Se o personagem descobre que está em um pesadelo porém não consegue acordar, ele não toma mais dano de sanidade.
Além de morrer no sonho, a única outra forma de acordar é caso o sigilo do Pesadelo que usou esse poder seja destruído. Caso o Pesadelo que usou o poder morra e o sigilo não seja destruído, o personagem continua preso no Pesadelo.
Independente do personagem ter descoberto ou não que está em um sonho, ele desperta quando o sigilo é quebrado.
Para cada pessoa amaldiçoada com R.E.M o pesadelo recupera +1 de vida para cada ponto de sanidade perdido pela vítima