Categories:

Depois de uma longa e dolorosa viagem à Sibéria, terra natal de seu amado Dimitri, Rose Hathaway finalmente voltou à escola e reencontrou sua melhor amiga, Lissa. A formatura se aproxima, e elas mal podem esperar pela vida que vão ter além dos portões da São Vladimir. No entanto, o coração de Rose dói cada vez que se lembra do que passou na Rússia o fracasso em salvar Dimitri e do que ainda precisará enfrentar. Sua jornada inclui libertar o perigoso Victor Dashkov da prisão de segurança máxima e encontrar Robert Doru, o único que possui informações para resgatar Belikov das terríveis profundezas de sua condição de Strigoi. A vampira acredita existir apenas uma chance em um milhão, até porque Dimitri continua sua perseguição para matá-la. Sentenças de morte e declarações de amor se confundem, e ela precisa correr contra o mais implacável dos inimigos: o tempo. E, dessa vez, Rose prometeu a Lissa que a levaria junto. Será que a princesa Moroi terá forças quando souber o que a espera? Em “Laços do espírito”, Richelle Mead continua a saga que renovou a literatura de vampiros e apresenta uma história repleta de dilemas, intrigas políticas e emoções extremas que vai conquistar mais uma vez os leitores.

“Uma das poucas desvantagens de ter despertado é que não precisamos mais dormir; portanto nós não sonhamos mais. É uma pena porque se eu pudesse sonhar, eu sei que sonharia com você.
E nós vamos nos encontrar de novo. Com a formatura, você partirá da Academia e assim que você estiver do lado de fora das muralhas, eu vou encontrar você. Não existe lugar nesse mundo que você possa se esconder de mim.”

O penúltimo livro da série “Academia de Vampiro” começa com essa carta  bela e ameaçadora de Dimitri, o ex instrutor de Rose e ainda seu grande amor, transformado na criatura mais cruel e odiada do mundo vampiresco contra sua vontade.

Desde o final do terceiro volume, Tocada pelas Sombras, que eu mergulhei numa grande depressão com Rose por causa do rumo que as coisas tomaram com Dimitri. Passei durante todo o livro seguinte cheia de esperanças de que no final as coisas iriam se ajeitar, no entanto, embora Richelle Mead tenha deixado um fraco rastro de esperanças para Rose e para mim, acho que com aquele final de Promessa de Sangue e as promessas veladas de Dimitri de que pegaria Rose para fazer só lá Deus o quê com ela, as coisas ao invés de voltarem para os seus lugares ficaram ainda piores para a minha dampirinha favorita.

Mesmo contra todas as probabilidades, cheguei ao quinto volume, “Laços do Espírito“, esperando que Richelle arrumasse a casa. Ela até que arruma, mas Richelle não seria Richelle se não causasse muita mais confusão para Rose e sua trupe de amigos dampiros e morois.

Laços do Espírito é de tirar o fôlego, como já indicava o final de Promessa de Sangue. Rose finalmente voltou à Escola São Vladimir, onde, porém, não passará muito tempo, já que chegou a hora de fazer os exames finais para se tornar oficialmente uma guardiã. O pior de tudo é que mesmo que passe nesses exames, ela não tem nenhuma garantia de que se tornará a guardiã de Lissa, tendo em vista seu passado “turbulento”. Apesar da pressão que os exames, a formatura, o futuro fora da escola e a possibilidade de ser (ou não) guardiã de Lissa representam, ela continua recebendo cartas de Dimitri, uma correspondência que mistura juras de amor e ameaças de morte. Além de todo o seu drama pessoal, Rose vê-se cada vez mais próxima de Adrian Ivashkov – mas convenhamos que se tratando de Adrian não tem como não se aproximar, né!

Mas quando surge uma oportunidade de Rose resgatar Dimitri da vida que ele está levando, a dampira não hesita e se lança numa busca incerta por pistas e pessoas, fazendo alianças improváveis para recuperar a integridade de seu grande amor e trazê-lo de volta para o lado certo da história.

Eu gostei muito de “Laços do Espírito”, posso dizer com confiança que  ele é o melhor livro da série “Academia de Vampiros” – e eu achei que nada mais nessa série superaria “Promessa de Sangue”. No entanto Richelle mais uma vez se superou, mostrando todo o seu talento para ação durante a busca de Rose, de tirar o folego, por uma “cura” para Dimitri; durante a discrição e as explicações coerentes para o mundo vampiresco que ela criou, além do ar romântico todo sensual e de cortar o coração que ela inseriu muito bem em todas as páginas dos livros da série “Academia de Vampiros”.

Além de apresentar todos os elementos que eu aprecio bastante(humor, ação, drama e romance), o que me chamou mais atenção nesse livro foi o amadurecimento de alguns personagens, como a própria Rose por exemplo, que após tanto sofrimento parece ter mais controle sobre seu gênio explosivo. Mas o que eu curti mesmo foi a evolução da Lissa Dragomir, finalmente a vampira Moroi parou de mimi e botou as “mãos na massa” pela Rose. Finalmente ela mostrou ser digna de receber todo o amor e toda a amizade que Rose dedica a ela. Finalmente Lissa fez alguma coisa de útil. A necessidade dela em tentar ajudar e provar para Rose que ela era merecedora de todo o respeito de sua melhor amiga foi realmente comovente.

E quando você fica achando que todos os pontos estão amarrados e que Richelle não fará Rose passar por mais nenhuma aprovação, a danada da autora ataca novamente, com requintes de crueldade e mais uma vez me fez chorar pencas, me deixando louca de vontade de entrar nas páginas distribuindo socos e chutes no traseiro de praticamente todo mundo.

Fiquei louca com o novo rumo dos acontecimentos!!Esse livro é tão eletrizante e bombástico que a gente começa e não consegue mais parar de ler! São tantos acontecimentos incríveis, tudo tão dinâmico e envolvente que só dá para ter paz quando se chega à última página (se é que se pode falar em “paz”, já que o final, com toda adrenalina envolvida, deixa aquela necessidade de ler urgentemente o sexto livro, que graças a Deus eu já li e depois falo um pouco dele aqui).

Todos os volumes da série já foram publicados no Brasil, são eles:

E uma spin-off, Laços de Sangue, que já teve seu primeiro volume publicado no Brasil.

No responses yet

  1. Os livros dessa série realmente são ótimos, um melhor que o outro. Lembro que, assim que terminei o quinto, pensei: “preciso ler o próximo imediatamente”. Dá vontade de pegar o livro e ficar lendo sem parar, para saber o que acontecerá em seguida.

  2. Oi adorei sua resenha!.. muito obrigado…me fez se interessar pelo livro….mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história…..acesse o link da livraria cultura e digite reverso…a capa do livro é linda ela traz o universo de fundo..abraços. http://www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *