Nem em seus piores pesadelos, Malu imaginava que sua vida universitária começaria tão tumultuada!
Ela acaba de ser aprovada no concorridíssimo vestibular da “Universidade dos Cabeças de Ferro”, e agora, com o apoio de Nicolas – que sonha ser muito mais que seu amigo –, prepara-se para encarar o temido trote da Engenharia.
O veterano designado para aplicar o trote em Malu é ninguém menos que Artur Cantisani, o seu sexy arqui-inimigo, responsável pela humilhação que ela sofreu aos 11 anos de idade, na frente de toda a escola.
Inesperadamente, porém, quando o trote começa, Artur despeja a gosma não em Malu, mas em outra caloura, que sofre um choque anafilático! Veteranos e calouros fogem, deixando Malu, Artur e Nicolas sozinhos na “cena do crime”.
Mas por que a gosma despejada na caloura era a única de cor diferente? E por que todas as outras garrafas com gosma desapareceram sem deixar rastro? Alguém estaria tentando ocultar provas? Os estudantes da Engenharia estariam na mira de um assassino?
Envolvidos até o pescoço, Malu e Artur, apesar de se odiarem, não têm outra saída a não ser unir seus cérebros brilhantes para desvendar o que há por trás de tanto mistério.
Com a mesma linguagem espontânea e divertida que conquistou tantos leitores, Carol Sabar agora conta uma história irresistível, cheia de suspense, romance e adrenalina.
Em uma trama juvenil e repleta de referências da cultura Pop, Carol Sabar nos mostra o ponto de vista de Malu, uma jovem que acabou de passar para a faculdade de Engenharia de Produção na UPN, a Universidade de Ponto Sem Nó, também conhecida como A Universidade dos Cabeças de Ferro. Contudo, está para acontecer em sua vida um temido evento: o trote universitário. Desde então, nos é mostrada uma crítica de como funciona a mente dos estudantes do lugar, realizando atividades cruéis consideradas como brincadeiras inofensivas. Brincadeiras que, por vezes, trazem consequências graves.
Após o derramamento do líquido na garota ao seu lado, cujo nome é Mariana, Malu se desespera ao ver as reações físicas causadas pelo produto. Ela, Artur e Nicolas se unem para tentar impedir a vítima de morrer, enquanto os demais participantes da atividade de iniciação fogem e os deixam local em que o crime ocorreu.
Desde esse momento, o desejo de descobrir quem foi o verdadeiro culpado pela tentativa de assassinato une Malu e Artur, fazendo-os superarem os problemas que existem entre eles e focarem nas respostas dos enigmas que são estabelecidos.
Aos poucos, somos situados dentro do ambiente de Ponto Sem Nó. A narração da protagonista é leve e divertida, sempre iniciando cada capítulo com anotações suas em um diário. Como foi dito antes, há grandes referências a ícones como Harry Potter, Pokémon, Senhor dos Anéis, Shrek, Crepúsculo, Gossip Girl, The Vampire Diaries e muitas outras questões conhecidas pelos jovens da atualidade, como cantores e obras do cinema. A personalidade de Malu nos cativa.
Há momentos em que a trama principal do mistério é deixada um pouco de lado, em prol do desenvolvimento dos personagens e dos relacionamentos que são abordados no passar das páginas. Relacionamentos fraternos, amizades de longa data, namoros e fases vivenciadas dentro do cotidiano universitário.
O único ponto desanimador são alguns comportamentos irritantes de personagens como Nicolas e Malu. Os dele, mais frequentes. Os dela, raros, mas ainda assim acontecem. Mas a história teve um final digno, revelando o mistério (que pode ou não ser imprevisível para o leitor) e deixando aquele gostinho de quero mais, criando um gancho para uma continuação.
No responses yet