Categories:

Hoje gostaria de escrever sobre um livro especial para mim. É uma publicação independente da colaboração de Marcia Athayde, Ary Amarante, Denize Serafim, Miriam Nashiro e Aline Aguiar. Esta última é minha irmã 🙂 Então vamos à sinopse:

Mar é uma menina que sai pela primeira vez em uma viagem pelo mar afora com seus avós. Apaixonada pelo mar, a garota fica deslumbrada quando mergulha nos Jardins da Rainha e vê um mundo de beleza incomensurável.

Mar então explora os corais e os animais que lá vivem. No meio de tudo um lindo peixe ciliares surge e a menina começa a persegui-lo, determinada a tirar uma foto. Só que ele é muito rápido e todos os cliques são em vão, pois Flechinha, nome que decide dar ao peixinho, não aparece direito em nenhum deles.

Mesmo errando as fotos, Mar capta vários animais que nunca tinha visto antes. Quando Flechinha percebe o amor da garota pelo mar, fica encantado e acaba deixando-a tirar várias fotos legais.

Normalmente histórias infantis são contadas através de desenhos e fotografias acompanham textos para adultos, mas o que daria um livro para crianças ilustrado com imagens subaquáticas? O resultado é que “Brincadeiras no Fundo do Mar” consegue atingir crianças, jovens e adultos, pois com as fotos espetaculares de Ary, Denize, Mirian e Marcia, e a história contagiante da menina Mar, escrita por Marcia, o leitor tem a oportunidade de apreciar um pouco dos encantos do mundo submarino. Ao final do livro, há uma sessão de Curiosidades, escrita por Ary e Aline, sobre os diferentes animais que Mar fotografa enquanto erra Flechinha, que é bem interessante para os amantes do mar.

Quem se interessou, o livro está disponível para se comprar online, pela página www.maradentro.org.br. É só clicar em “Produtos”.

Vou aproveitar também para falar um pouco da ONG que trouxe tudo isso para nós:

O Instituto Mar Adentro tem como missão promover e fomentar ações para geração e difusão de conhecimento sobre os ecossistemas aquáticos. Neste sentido a ONG realiza projetos de pesquisa, bem como tem atividades de divulgação científica.

Destaca-se na atualidade o Projeto Ilhas do Rio, patrocinado pela Petrobras, com o objetivo de “auxiliar no processo de consolidação do Monumento Natural das Ilhas Cagarras (RJ)”.

Outra atividade importante do Instituto é a publicação da Revista Eletrônica InForMar, que visa estimular a curiosidade e facilitar o acesso ao conhecimento científico sobre o mundo marinho para o grande público, numa linguagem simples e através de artigos instigantes e belas imagens.

Instituto Mar Adentro    Projeto Ilhas do Rio     Revista Eletrônica InForMar

E como o assunto é Meio Ambiente, gostaria de chamar todos para participarem da Mobilização Nacional #manguefazadiferenca. Em parceria com Projeto Coral Vivo e Fundação SOS Mata Atlântica, o Instituto Mar Adentro está promovendo esta campanha contra a inclusão dos manguezais no Novo Código Florestal.

No dia 12 de Fevereiro (sim, daqui a menos de duas semanas) já estaremos entrando em época de Carnaval e para aproveitar o clima e o número extra de pessoas na rua, voluntários irão remar na praia de Ipanema, na altura do Posto 9, às dez da manhã (10:00) e estender uma faixa escrito SOS MANGUE. E mais tarde, às quatro (16:00), vamos mobilizar os foliões do bloco Empolga às 9, com a concentração também no Posto 9, distribuindo brindes e fazendo barulho pelos manguezais.

É só aparecer na praia vestido de branco para mostrar seu apoio pela campanha e dar sua contribuição na proteção dos mares e oceanos.

Se você estiver interessado em saber mais sobre porque as mudanças no Código Florestal afetam a qualidade de vida de todos os brasileiros, acesse: www.observatorioparlamentar.org.br, www.sosma.org.br ou www.florestafazadiferenca.org.br


No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *