Neste enorme e emocionante romance, a lenda do rei Artur é contada pela primeira vez através das vidas, das visões e da percepção das mulheres que nela tiveram um papel central.
Igraine, Viviane, Guinevere, Morgana. Elas revelam, com as suas vidas e sentimentos, a lenda de Artur, como se fosse nova de, ao mesmo tempo, levam o leitor a integrar-se na história, de maneira natural e profunda.
Assim, esta obra proporciona uma narrativa soberba de uma lenda, e a recriação dessa lenda, bem como a brilhante contribuição para a literatura do ciclo arturiano
Na primeira parte do livro, somos introduzidos com um prólogo que mostra Morgana Le Fay e seus pontos de vista, mas, logo depois, a cena corta para Igraine, sua mãe, que vive em Tintagel com o marido, Gorlois, pai de Morgana. A vida de Igraine muda radicalmente quando a mesma conhece Uther Pendragon e se apaixona por ele. Mais tarde, tanto Igraine quanto Morgana serão grandes personagens importantes na vida do Rei Arthur. O mesmo vale para Viviane, irmã de Igraine, que é a Dama do Lago, Senhora de Avalon, e Morgause, a mais nova, que vai crescendo e adquirindo uma importância enorme.
O livro de Marion Zimmer Bradley é detalhista, nos mostrando toda uma visão feminina da época arturiana, trazendo também uma ambientação toda voltada para o ambiente céltico e cristão, havendo os contrastes entre o catolicismo e o paganismo. Mas também não perde o foco principal, tratando de temas como a Távola Redonda, Camelot, Excalibur e outros. A questão da religião é constantemente presente na história, sendo um dos principais focos. Normalmente, as tramas de Rei Arthur focam nele, na feitiçaria de Morgana e nas batalhas vivenciadas pelos Cavaleiros da Távola Redonda. As Brumas de Avalon foi bem diferente disso, focando mais no lado mitológico e emocional da coisa. Na relação entre os personagens e as importantes mulheres da época, mostrando suas características, suas qualidades, seus defeitos e as consequências de seus atos.
Morgana Le Fay é, normalmente, tratada como a grande vilã da história. Neste caso, não acredito que haja propriamente vilão, mas ela recebe o foco de personagem como principal, enquanto Guinevere/Gwenhyfar, esposa do Rei Arthur, assume o lado de uma pessoa viciada religiosa que faz de tudo para manter a sua crença acima das outras, persuadindo o marido, em diversos momentos, a fazer o que deseja.
O confronto entre Morgana e Guinevere dura quatro livros e tem um desfecho mais do que emocionante, de modo que nos sintamos dentro da atmosfera daquela Bretanha e absorvendo as energias propiciadas pela magia de Avalon. Mais tarde, entre o terceiro e o quarto volumes, há também o de Arthur e o jovem Mordred, conhecido nas mitologias mais populares, cujo final não será revelado aqui, hahaha.
Animados para conhecer o livro?
11 Responses
Cara eu AMO a Marion, mas apesar de ser fã da Morgana, acho que o melhor livro da saga é “A Casa da Floresta” que mostra o inicio de tudo.
Ainda preciso ler esse!
Uma das melhores sagas de livros, ever. Só acho injusto que seja tão pouco divulgada…
As Brumas de Avalon ainda tem uma grande divulgação se comparada com seus antecessores que contam a historia de Avalon. Eu tive que esperar 3 anos para conseguir comprar “A Casa da Floresta”
Realmente… Eu nunca tinha ouvido falar de A Casa da Floresta, por exemplo, mas, como a Mione disse, é um que explica a história todinha. Preciso ler logo!
Uau, Victor!
E eu que pensava que o livro As Brumas de Avalon que tenho aqui em casa era único. Tenho de dar uma avaliada nele antes. Adoro aventuras capa e espada e que retratam a Era Medieval. Parabéns pela resenha.
Tem os livros “A Sacerdotisa de Avalon”, “Senhora de Avalon” e “A Casa da Floresta” que antecedem “As Brumas de Avalon”
Obrigado!!! Eu amo demais essa saga e acho que precisa ser lida por muita gente <3
Sempre coloco essa série no carrinho e acabo desistindo da compra, acho que agora ganhei o incentivo para dá próxima vez finalizar a compra haha
Minha mãe ja me obrigou a ler isso tantas vezes e eu sempre esqueço…agora vai!
Uau que maravilha encontrar uma resenha sobre os livros da Marion neste site! Ia adorar ler outras de livros dela, mesmo os mais antigos, antes até desta serie…