Quando Eddard Stark, lorde do castelo de Winterfell, aceita a prestigiada posição de Mão do Rei oferecida pelo velho amigo, o rei Robert Baratheon, não desconfia que sua vida está prestes a ruir em sucessivas tragédias. Sabe-se que Lorde Stark aceitou a proposta porque desconfia que o dono anterior do título fora envenenado pela manipuladora rainha – uma cruel mulher do clã Lannister – e sua intenção é proteger o rei. Mas ter como inimigo os Lannister pode ser fatal: a ambição dessa família pelo poder parece não ter limites e o rei corre grande perigo. Agora, sozinho na corte, Eddard percebe que não só o rei está em apuros, mas também ele e toda sua família.
Pontos fortes:
A Guerra dos Tronos possui uma história envolvente do inicio ao fim, história essa marcada por muitas reviravoltas onde o passado do reino influencia as atitudes dos personagens no presente. A fantasia aparece em uma forma mais singela, misteriosa…e este é um dos trunfos da narrativa, no qual o autor se foca no ser humano, mais precisamente no que ele é capaz de fazer para alcançar os seus objetivos.
Uma das lições que temos que aprender de começo, é a prática ao desapego. O livro possui muitos personagens marcantes, portanto é inevitável você torcer por um por outro, o que se torna um problema graças a habilidade do George Martin em acabar com o seu personagem favorito em um virar de páginas. Não que isso seja ruim, muito pelo contrário! Aquela sensação de que tudo têm que dar certo no final não existe aqui, o que torna o livro mais dinâmico e totalmente imprevisível.
Destaque:
O que mais me chamou a atenção neste série é o formato de sua narrativa. É utilizada uma técnica de pontos de vista, onde a história é contada em terceira pessoa por diferentes personagens sem respeitar uma linha de tempo. Cada capítulo leva o nome da personagem que terá sua perspectiva ali mostrada, fazendo assim que a trama avance por diversas frentes.
Isso permite também uma maior profundidade dos personagens, pois por estas perspectivas podemos ver os verdadeiros motivos pelas ações dos mesmos.
O que esperar:
É preciso dizer que o livro é carregado de palavrões, violência e sexo, muito sexo.
Pontos fracos :
Somos apresentados a diversos personagens, linhagens, numerosos títulos…a quantidade é grande, tornando complicada a tarefa de se lembrar de todos os nomes.
Outro ponto relevante é a descrição das batalhas em si, que são muito superficiais.
Conclusão :
A Guerra dos Tronos é o início de uma série ÉPICA, fruto de uma mente extremamente criativa. Recomendo FORTEMENTE que todos vocês que gostam de literatura fantástica com um toque medieval, leiam!
E pra quem já conhece a história através da série de mesmo nome produzida pela HBO, mas que não leu o livro, LEIA também, acrescenta muito.
Livros publicados no Brasil até o momento:
- A Guerra dos Tronos;
- A Fúria dos Reis;
- A Tormenta de Espadas;
- O Festim dos Corvos;
- A Dança dos Dragões.
10 Responses
Como não amar As Crônicas de Gelo e Fogo? A minha saga preferida atualmente. Acho muito inteligente toda a coisa da saga, o livro é um é o pior na minha opinião e mesmo assim não deixa de ser incrível.
[…] A Guerra dos Tronos; […]
Oi dorei sua resenha…mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei… se trata de um livro arrebatador…ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos…..e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos..acesse o link..www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?nitem..
[…] A Guerra dos Tronos; […]
Muito bom artigo, eu amo essa série, a partir de suas localizações para a sua história eu embrulhados. Eu acho que dificilmente qualquer outra série de ficção pode superá-lo, para A Guerra dos Tronos foi pocosionado como o melhor da história, e não é de admirar, uma vez que seu público é muito variado e, portanto, tem alta demanda, saudações. David Benioff é um produtor visionário, já que ninguém tem atrevisdo fazer o que ele, parabéns.
Resenha grande, muito agradável de ler. Adoro ler livros, cada um é diferente na narrativa e nos personagens, é bom que cada vez mais diretores e atores se aventurem a realizar séries baseados em livros. Adorei Guerra dos Tronos serie, conta uma trama extraordinária. é muito fiel aos livros, espero ansiosamente a seguinte temporada. Pelos resumes que li, Game of Thrones 7 promete muito para o espectador e espero que assim seja. Deixe de ver a serie há um tempo, mas acho que a voltarei a ver. Achei muito interessante a maneira em que terminou a última temporada por todos os spoilers. Acho que as atuações foram muito boas, é uma das minhas serie preferidas.
É realmente uma série maravilhosa, o único defeito da serie para mim é não ter no Netflix
[…] Uma das lições que temos que aprender de começo, é a prática ao desapego. O livro possui muitos personagens marcantes, portanto é inevitável você torcer por um por outro, o que se torna um problema graças a habilidade do George Martin em acabar com o seu personagem favorito em um virar de páginas.”… Leia mais em No Meu Mundo […]
[…] Gerra dos Tronos; […]
[…] Gerra dos Tronos; […]