Livro lançado pela Editora Pixel, “A Cruzada Mascarada” traz uma abordagem muito bem retratada sobre a vida do nosso herói e o que há ao seu redor desde o surgimento do Homem-Morcego até as outras questões que o envolvem. E também a sua influência para a Cultura Nerd como um todo, conquistando um enorme público que está presente até os dias de hoje em variados mídias e conteúdos.
O Batman é um dos heróis mais amados por todo o mundo, e sua história serviu como base para vários materiais, desde filmes a desenhos, livros, jogos, séries e programas animados. É impossível não conhecer aquele sujeito que veste uma capa preta, dirige seu batmóvel e sai correndo por volta de Gotham, uma cidade dominada pelo crime, lutando contra vilões super carismáticos e muito bem construídos.
O livro funciona como uma biografia, que é narrada pela perspectiva de um fã (o autor Glen Weldon) em terceira pessoa, e trabalha detalhes cronológicos muito importantes para entendermos como as HQ’s podem funcionar, embora, ainda assim, seja uma linha do tempo bastante confusa. É como se fosse um caminho que torna as coisas mais fáceis de serem compreendidas.
É uma completa reconstrução e desconstrução do personagem. Detalhes maiores que deixam claro a perspectiva do escritor em relação a ele, desenvolvendo comparações com outros heróis do universo. São diversos pontos de vistas, sem se prender no mesmo.
A análise do Homem-Morcego e do que há ao seu redor é bastante detalhada. Logo, se você precisa estudar mais sobre a construção desse herói, esse pode ser o livro ideal. As polêmicas, os pensamentos de cada época, os diversos Batmans apresentados em cada obra… Tudo isso faz parte do que é apresentado aqui. Porém, é um livro muito teórico, sem muitas referências visuais, de modo que o leitor precise imaginar muito do que está sendo dito. Isso pode ser algo positivo ou não, dependendo do gosto de cada pessoa.
No geral, vale muito a pena. São informações preciosas, que valem a pena ser conhecidas 🙂
No responses yet