O Monte Olimpo está em perigo. Cronos, o perverso titã que foi destronado e feito em pedaços pelos doze deuses olimpianos, prepara um retorno triunfal. O primeiro passo de suas tropas será atacar e destruir o campo de treinamento dos heróis, filhos de deuses com mortais, que desde a Grécia Antiga combatem na linha de frente em defesa dos olimpianos. Para assegurar que esse refúgio de semideuses – o Acampamento Meio-Sangue – não seja invadido, Percy Jackson e um jovem ciclope, ambos filhos de Poseidon, Annabeth Chase, filha de Atena, e Grover, um sátiro, são destacados para uma importante missão – deter as forças de Cronos antes que se aproximem do acampamento. Para isso, será preciso sobreviver ao emaranhado de corredores do temido Labirinto de Dédalo – um interminável universo subterrâneo que, a cada curva, revela as mais aterrorizantes surpresas.
O mais bem escrito dos quatro primeiro livros, mas não necessariamente o melhor. Riordan consegue finalmente casar a caracterização de Percy com sua idade, mas infelizmente isso não é resultado dos esforços do autor, e sim do próprio decorrer natural da história. Assim, o que antes era forçado e estranho em um moleque de doze, se tornou crível em um garoto de quatorze.
A história carrega pesadamente em cima do mito do Labirinto de Dédalo, e há suficientes liberdades e releituras para que os enigmas não fiquem óbvios demais.
Alguns novos personagens, levemente mais bem construídos e interessantes são mais aproveitados, e como todo o livro é rocambolesco, não se fica muito admirado com os furos na trama que são nitidamente costurados por essas aparições.
Grover e Annabeth, contudo persistem, quando deveriam ter sido descartados no segundo que Riordan decidiu tentar sair um pouco da fórmula de J.K. Rowling. Só que mais esperto que ela, rapidamente se apossou e mudou as motivações de personagens mais populares.
O sarcasmo tão marcante nos primeiros livros foi abrandado nessa continuação, então o humor não é tão presente. Mas devo dizer que esse foi um dos livros da série que mais me surpreendeu. A forma como tudo acontecia, não era nada do que eu tinha imaginado.
A batalha do labirinto é um pouco mais lento que os livros anteriores, explicando e detalhando mais, abrindo ala para o capítulo final de “Percy Jackson e os Olimpianos”.
Livros da série Percy Jackson e os Olimpianos:
- O ladrão de Raios;
- O Mar de Monstros;
- A maldição do Titã;
- A Batalha do Labirinto;
- O Último Olimpiano;
- Os Arquivos do Semideus – livro complementar;
- Guia Definitivo – livro complementar
E sua aventura continua em sua nova coleção.
Os Herois do Olimpo:
- O Heroi Perdido
- O Filho de Netuno
- A Marca de Atena
- A Casa de Hades
- O Sangue do Olimpo – lançamento em 2014
8 Responses
[…] A Batalha do Labirinto […]
[…] A Batalha do Labirinto; […]
[…] A Batalha do Labirinto […]
[…] A Batalha do Labirinto […]
[…] A Batalha do Labirinto; […]
[…] A Batalha do Labirinto; […]
[…] A Batalha do Labirinto; […]
[…] A Batalha do Labirinto; […]