Categories:

IMG-20181125-WA0013

Romance = Amor? Não!

O quê? Como assim Romance não é a mesma coisa que amorzinho debaixo de uma árvore fazendo piquenique e trocando juras de fidelidade eterna?

O quê? Como assim Romance não é a mesma coisa que amorzinho debaixo de uma árvore fazendo piquenique e trocando juras de fidelidade eterna?

Calma. Nós vamos explicar.

Primeiro, vamos lá no nosso dicionário ver o que ele nos diz sobre romance como gênero literário narrativo:

Romance é uma obra literária que apresenta narrativa em prosa, normalmente longa, com fatos criados ou relacionados a personagens, que vivem diferentes conflitos ou situações dramáticas, numa sequência de tempo relativamente ampla.

De <https://www.significados.com.br/>

Com essa explicação, já conseguimos desmistificar o romance como não só amor e começamos a ver que ele é extremamente flexível, o mais flexível e abrangente de todos os gêneros, englobando muito mais temas que fantasia e ficção, até!

Aliás, vocês sabiam que Harry Potter é um romance? Opa! Não vamos surtar com a informação!

Aliás, vocês sabiam que Harry Potter é um romance? Opa! Não vamos surtar com a informação!

Ele é definido pelo tamanho: ele é grande e tem um bom número de personagens, além de um arco com mais acontecimentos, mais tramas. É parecido com a novela (depois falamos dela), mas é mais denso, mais dramático, maior e com mais conteúdo.

E, por ser tão flexível, englobando narrativas longas e complexas, ele é um gênero narrativo (por escolha de narração, não de tema) e faz par com gêneros, contando diferentes histórias: romance fantástico,  romance policial… E por aí vai.

O que nós entendemos por romance, já que a palavra nos confunde, é o romântico. Sabe aquela árvore com juras de amor?

Pois, então!

Esse gênero existe, mas não se chama, propriamente, como romance. E foi aí que a confusão começou a ser feita: por muita gente achar que é uma repetição, acabou-se por engolir o “romântico” e pronto. Agora todo mundo acha que é a mesma coisa que romance romântico.

Pensa só falar que Harry Potter é um romance? Não! Harry Potter é fantasia. Tem gente que acha que é até ofensa.

Você, que está nos lendo, provavelmente escreve, já escreveu um romance ou ainda vai escrever um. Não tenha medo de dizer isso e, hoje, iremos listar algumas das características principais para fixar o que aprendemos! Estão prontos?

  • Dentre o que conhecemos, Dom Quixote é apontado como precursor do romance moderno.
  • Compõe-se, basicamente, de um texto longo em prosa com diversas tramas e personagens com acontecimentos que se estabelecem em um determinado espaço de tempo grande.
  • É um gênero narrativo e faz par com gêneros temáticos: romance fantástico, romance dramático,  …

Gostaram de aprender sobre romance? Em breve falaremos de outros gêneros e aceitamos sugestões!


Mione Le Fay é carioca, formada em Jornalismo. Escritora, professora de informática, apresentadora e produtora de eventos. Apaixonada por livros e fotografias, encontra nesses nessas duas artes uma forma de mostrar tudo o que existe em seu mundo.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *