É praticamente impossível falar em literatura infantil e não pensar em Peter Pan, a história do menino que queria viver na Terra do Nunca e ser criança para sempre. Quantas vezes quando criança, nos mantemos acordados, lutando contra o sono, apenas imaginando as aventuras que nossos pais contavam para a gente um pouco antes de dormir. Era mágico. Ficar escutando. Protegidos. Apenas imaginando…
Peter Pan é um personagem criado por J. M. Barrie para uma peça de Teatro intitulado Peter e Wendy que mais tarde originou um livro publicado em 1911 e várias adaptações para os cinemas. Peter Pan é um livro poético, na minha opinião feito por tabela para crianças, mas de propósito para encantar adultos… é um dos meus livros favoritos, que faz com que qualquer um tenha vontade de voltar a ser criança. Reviver na memória as coisas que a gente pensava e fazia quando inocente na infância, o modo como sonhávamos e outras coisas bobinhas e maravilhosas… Boas de sentir.
Barrie inventou Peter Pan Pan quando contava histórias aos filhos da sua amiga Sylvia Llewelyn Davies, com quem mantinha uma relação de amizade muito especial embora ambos fossem casados.
O nome provém de duas fontes: Peter Llewelyn Davies, o mais novo dos rapazes (filho de Sylvia) naquela época e de Pan, o deus grego das florestas.
Todas as crianças crescem. Peter Pan não.
Ele mora na Terra do Nunca e junto com
a fada Sininho foi visitar seus amigos:
Wendy, João e Miguel.
e Naná.
Peter levou-os para conhecer a Terra do Nunca.
Com a mágica de sininho eles saíram voando.
Avistaram o barco pirata, a aldeia dos índios e a morada dos meninos perdidos.
O Capitão Gancho viu Peter Pan
e seus amigos voando e resolveu atacá-los.
Peter Pan salvou Wendy antes que ela caísse no chão.
Os meninos perdidos moravam dentro de uma árvore oca.
Wendy contou lindas histórias.
Ela gostou muito dos meninos.
Um dia o Capitão Gancho raptou a Princesa dos índios.
Mas Peter Pan apareceu para libertá-la.
O Capitão Gancho fugiu e o crocodilo Tic-Tac quase o engoliu.
Mas ele escapou.
Mas o Capitão Gancho não desistiu. Desta vez capturou os meninos perdidos.
Levou-os para o barco pirata, de lá eles seriam jogados no mar.
Mas Peter Pan veio salvou seus amigos. Lutou com Gancho e o derrubou.
De volta ao lar, Wendy pediu que Peter Pan ficasse com eles.
Peter Pan disse não, ele preferiu a Terra do Nunca, assim ele nunca cresceria e poderia brincar com todas as crianças sempre.
Créditos da história e das imagens: Contando Histórias
One response
I am really impressed with your writing skills as well as with the layout on your blog. Is this a paid theme or did you customize it yourself? Either way keep up the nice quality writing, it’s rare to see a great blog like this one today..