Clara (Sonia Braga) tem 65 anos, é jornalista aposentada, viúva e mãe de três adultos. Ela mora em um apartamento localizado na Av. Boa Viagem, no Recife, onde criou seus filhos e viveu boa parte de sua vida. Interessada em construir um novo prédio no espaço, os responsáveis por uma construtora conseguiram adquirir quase todos os apartamentos do prédio, menos o dela. Por mais que tenha deixado bem claro que não pretende vendê-lo, Clara sofre todo tipo de assédio e ameaça para que mude de ideia.
Kleber Mendonça Filho, roteirista e diretor, em Aquarius, mostra a vida contemporânea brasileira centrada em Clara, uma habitante da Praia de Boa Viagem que se vê obrigada a enfrentar uma situação extremamente difícil. A personalidade de Clara é moldada aos poucos, tendo início em uma cena dos anos 1980 mostrada no começo do filme, na qual é dito que a jovem mulher lutou contra uma doença, mas que foi forte o suficiente para vencê-la. Hoje, ela é independente e forte.
Clara é escritora e jornalista e sofreu preconceitos por causa dessa profissão. Isso é mostrado em uma das cenas, na qual, em uma conversa com a filha, a jovem diz que o trabalho da mãe não foi responsável pelo sustento e pela vida financeira que a família teve, desmerecendo-o.
O dilema enfrentado por Clara consiste na pressão para que venda o apartamento que tanto ama. Uma construtora conseguiu comprar todos os outros do edifício e está interessada nele, pois era o único que sobrava para que lote estivesse disponível para a demolição dele e a construção de um novo projeto. Projeto este que, para convencer Clara a ceder à oferta, possui o mesmo nome do edifício: Aquarius.
Uma das questões principais abordadas dentro do filme, além da própria personalidade da protagonista, é a dúvida que o espectador tem se a venda do apartamento irá ou não acontecer. Diversos momentos nos deixam com essa curiosidade, de modo que nos perguntemos se Clara irá ou não ceder às insistências da construtora e quais as consequências que poderão acontecer com a personagem.
Aquarius nos mostra o cotidiano de vida brasileira através de recursos sonoros e visuais, além da brilhante atuação de Sonia Braga, uma atriz bastante renomeada. Assim como em outros projetos, Sonia incorporou a personagem de uma maneira incrível e cativante, nos levando em uma trajetória cheia de emoção e suspense.
No responses yet