August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade… até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.
Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade – um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.
Quando eu vi o booktrailler eu já quis ler o livro completo e quando finalmente o adquiri, não quis largar até finalizar a leitura. Que livro lindo, encantador, o tipo de livro que você devora muito rápido e antes que perceba já está no final, já deu risadas, chorou e em alguns momentos sentiu raiva. Uma catarse emocional!
O livro conta a historia de Auggie, um garoto com uma doença que causa uma grave deformidade facial. Auggie passou boa parte da vida fazendo inúmeras operações para corrigir suas deformidades e com a saúde muito instável ele nunca foi para a escola, tendo aulas em casa até a quinta série, quando sua mãe acha que seria melhor ele frequentar uma escola. É então que Auggie entra no que seria o ginásio. Se entrar em uma nova escola, no ginásio para uma criança normal já é um grande pesadelo, imagina para uma com uma séria deformidade facial que nunca foi antes para a escola? Bem é isso que começamos a vivenciar junto com Auggie.
O livro é todo em primeira pessoa e começa com a narração de Auggie, sua historia, seu nascimento e os dias que antecedem a sua primeira ida à escola. Durante o livro vemos o ponto de vista da família e dos amigos de Auggie sobre seu primeiro ano escolar, esse ponto de vista é uma narração em primeira pessoa dos outros personagem, de forma que o livro é dividido em partes, cada parte é uma narração.
Cada parte possui mini capítulos de 1 à 3 páginas, de forma que a leitura flui muito rápido, facilitando o nosso entrosamento com o livro. O fato de conhecermos a versão da historia dos outros personagens, é o que nos faz entender melhor o motivo pelo qual tomam cada decisão.
Extraordinário é um livro fantástico, que mostra que algumas pessoas não desejam muito, não desejam riqueza, não desejam beleza, nem tampouco serem extraordinárias, desejam apenas serem normais.
No responses yet