em chmas

Depois de ganhar os Jogos Vorazes, competição entre jovens transmitida ao vivo para todos os distritos de Panem, Katniss agora terá que enfrentar a represália da Capital e decidir que caminho tomar quando descobre que suas atitudes nos jogos incitaram rebeliões em alguns distritos. Dessa vez, além de lutar por sua própria vida, terá que proteger seus amigos e familiares e, talvez, todo o povo de Panem. Mistura de ficção científica com reality show, passando pela mitologia e pela filosofia, Em chamas é o segundo volume da bem-sucedida trilogia iniciada com Jogos vorazes, mais novo fenômeno da literatura jovem dos últimos tempos. Com mais de quatro milhões de exemplares vendidos apenas nos Estados Unidos e por 130 semanas na lista dos mais vendidos do The New York Times, a trilogia assinada por Suzanne Collins ganhará adaptação para o cinema, com estreia prevista para março de 2012. Katniss e Peeta deveriam estar felizes. Afinal de contas, eles ganharam para si e para suas famílias uma vida de segurança e fartura. Mas há rumores de rebelião entre os distritos, e Katniss e Peeta, para seu horror, são a face da rebelião. A Capital está com raiva. A Capital quer vingança.

Quando comecei a ler Jogos Vorazes, eu já sabia que era uma trilogia, o que me deixou verdadeiramente confusa ao terminar o livro, já que o livro é narrado em primeira pessoa pela Katniss e se fala sobre os Jogos Vorazes, levando em consideração que um campeão fica isento dos próximos jogos, eu fiquei muito curiosa para saber o que aconteceria no livro Em Chamas, mas infelizmente quando eu li Jogos Vorazes, ainda não tinha sido lançado o livro Em Chamas.
Em Chamas, ele é narrado em primeira pessoa por Katniss novamente, o que me deixou bem curiosa, o livro começa falando de toda a encenação dela referente ao “casamento” com Peeta, mas eu sabia que a autora não ia deixar o livro somente com esse toque romântico e eu estava certa, logo no começo do livro já mostra como a capital está irritada com o que Katniss fez na arena e se antes existia uma certa Ditadura nos distritos, agora existe bem mais.
Como diz o nome do livro, definitivamente é uma guerra, uma guerra silenciosa, mas uma guerra, o tordo (ou na versão em inglês Mockingjay) se torna o simbolo da rebelião e com a chegada do Massacre Quaternário, vemos aos poucos que as pessoas não aguentam mais os Jogos Vorazes e passam a arriscar suas vidas para isso.
O Massacre Quaternário traz de volta 2 campeões de cada distrito, um garoto e uma garota, que no caso do Distrito 12, só temos a Katniss como campeã e quem volta com ela é Peeta, eles estão prontos para ir contra todos os outros campeões, mas esses parecem muito querer ajuda-los, arriscando a vida para salvar os dois, Katniss pensa logo que isso é um jogo, onde querem ganhar a confiança dela para mata-la depois, sem entender o real motivo por trás da ajuda de campeões como Finnick Odair e Johanna Mason.
Novamente a autora consegue nos fazer ser preso a cada página, querendo saber o que acontecerá na arena, nos prendendo até o final com partes de tirar o folego, de verdade eu prendi a respiração em diversos momentos e chorei em outros, apesar do drama, em certos momentos eu me peguei rindo sozinha em vários momentos, principalmente com as tiradas de Johanna Mason.
O final é realmente surpreendente, eu não imaginava esse final, muita revolta se passou por mim, igual a revolta que Katniss sente e como parece ser marca dessa escritora, o final te faz querer correr para o próximo livro, para saber como será o desfecho dessa história.

No responses yet

  1. Olá! Primeira vez por aki, n tem siga-me ou cadastre seu email naum? *.*
    Amo Jogos Vorazes *.* Eu comprei o 1º e o 2º em promoção antes de lançarem o 3º. Li o primeiro e pensei: muito bom. Li o 2º e pensei: Deus! Eu preciso do 3º! rsrsrsrs
    [Spoiler] Uma das minhas cenas favoritas da Johanna é aquela em q Katniss está com medo de q Primm tenha sido torturada pela Capital, Johanna diz que não, joga a cabeça p trás e grita algo como: Até o povo da Capital faria uma revolução se algo acontecesse a pequena e querida Primm! Não é verdade?
    Abs!

    • Olá Agatha,
      Tudo bom? Obrigada pela visita, sobre o siga-me ou cadastre seu e-mail, estamos arrumando isso, mas irei criar o twitter do blog ainda hoje e coloco a postagem ainda hoje, mas não estou conseguindo instalar o Google Friend Connect.
      Eu quando terminei de ler o Em Chamas, disse “Eu PRECISO ler a esperança agora”
      Sobre a Johanna, ela é realmente fantástica, no livro A Esperança ela está ainda melhor.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *