Como criar uma resenha profissional

A primeira vez que escrevi uma resenha, eu tinha zero de conhecimento em técnicas de escrita. Simplesmente recebi um convite para participar do blog de uma amiga e aceitei. Naquela época eu acreditava que escrever uma resenha era igual contar para um amigo a história de um livro. Com o passar dos anos eu senti a necessidade de melhorar e comecei a estudar sobre estrutura de resenhas, técnicas e muito mais.

Hoje em dia eu ainda não sou uma escritora profissional de resenhas, mas melhorei bastante e resolvi trazer algumas dessas técnicas que aprendi para vocês.

Então venha comigo entender os 5 passos de uma resenha campeã, para agradar leitores dando um toque mais profissional à sua escrita.

1 – Identifique a obra resenhada e apresente-a.

A primeira coisa a ser feita é identificar ao leitor qual é a obra resenhada. Para isso é necessário que tenha nas primeiras linhas pelo menos o nome da obra e o autor. Ainda assim podemos dar um toque ainda mais profissional ao texto, acrescentando informações técnicas como o ano de publicação, editora, número de páginas e a edição lida.

2 – Descreva a estrutura e o conteúdo

Inicie esse parágrafo com um panorama inicial, uma introdução sobre o que fala a obra, as principais ideias trabalhadas e o objetivo do autor. Assim o seu leitor irá entender de cara sobre o que se trata a obra.

Logo após fale sobre a estrutura da obra. A resenha que está fazendo é sobre um romance, uma antologia, um conto… Como é dividido? Qual tipo de narrador? (Em uma próxima postagem irei falar melhor sobre os tipos de narradores)

Após falar sobre a estrutura conte, com suas palavras, o que foi dito no texto, como se fosse um breve resumo. Lembre-se que essa parte não é para ser uma nova sinopse ou releitura da obra. Esse trecho serve para que o seu público entenda um pouco mais da obra pelo seu ponto de vida. Importante lembrar que, aqui ainda não deve ser apresentada a sua opinião, apenas dados.

3 – Analise de forma crítica

Agora sim é a hora de você dar a sua opinião sobre a obra lida, mas tome cuidado! Acima de tudo saiba que ao fazer uma resenha não existe “achismo”, toda opinião deve ter embasamento.

Lembre-se que apesar de ser a sua opinião a resenha não pode ser transformada em algo “pessoal demais”, pois isso pode tirar toda a sua credibilidade enquanto resenhista.

Se achar necessário, busque informações em entrevista com o escritor ou em outras mídias.

4 – Identifique o público-alvo e fala recomendações

Cada obra possui um público-alvo específico, ajude os seus leitores a entenderem quais obras seriam boas para eles. Diga quem pode tirar proveito da leitura da obra, para quem é aquele texto?

Uma boa forma de fazer isso é usando exemplos de outros livros que tenham o mesmo gênero/temática para facilitar os seus leitores a decidirem se devem ou não ler aquele livro.

5 – Discorra um pouco sobre o escritor

Não precisa descrever a biografia do escritor, mas fale um pouco sobre quem produziu aquela obra. Aqui você pode colocar aquelas informações que estão na biografia do autor no livro, ou procurar informações na internet e em entrevistas dadas pelo escritor.

Você pode ainda colocar o nome de outras obras do escritor e caso venha a fazer resenhas sobre as outras obras no futuro. Conforme venha a escrever resenhas de outros livros do mesmo autor, você poderá “linkar” essas resenhas gerando ainda mais acesso para a sua mídia.

Existem muitos leitores que ao se identificarem com o escritor, acabam optando por ler a obra dele, por isso é bom colocar informações sobre profissão, idade e cidade do escritor.

Então essas foram as 5 dicas para criar uma resenha campeã.

Espero que isso possa te ajudar a preparar cada vez mais conteúdos incríveis em nome da literatura.

Se tem mais alguma dica, deixe nos comentários, com certeza você irá ajudar muitos novos blogueiros.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *