Saoirse Una Ronan é nascida em Bronx NY, porém aos 3 anos de idade foi viver na Irlanda e por seus pais serem Irlandeses ela tem dupla nacionalidade. Provavelmente os dotes artísticos vieram na genética, pois seu pai é ator e sua mãe havia trabalhado como atriz por um tempo quando criança. Saiorse acompanhava seu pai nos sets de filmagem e provavelmente foi isso que fez despertar na garota o interesse nas artes.
Sua estreia na televisão foi quando ainda vivia na Irlanda e ocorreu em 2003, com papéis nos dramas médicos The Clinic e Proof. Na mesma época fez uma audição para o papel de Luna Lovegood no filme Harry Potter e a Ordem da Fênix, mas perdeu-o para Evanna Lynch.
Com 12 anos, fez uma audição para a adaptação para cinema do romance Desejo e Reparação de Ian McEwan. Ela acabou sendo escolhida para interpretar o papel de Briony Taills com 13 anos, esse papel lhe rendeu diversas indicações e prêmios, só para vocês entenderem o nível de sua interpretação, por esse único papel ela foi indicado aos seguintes prêmios:
- Satellite Awards (2007)
Melhor atriz coadjuvante - Young Artist Awards (2008)
Melhor atriz - OFCS Awards (2008)
Melhor atriz coadjuvante - ALFS Awards (2008)
Atriz coadjuvante britânica do ano
Estreia britânica – atuação - Globo de Ouro (2008)
Melhor atriz coadjuvante - Oscar (2008)
Melhor atriz coadjuvante - Empire Awards (2008)
Melhor atriz coadjuvante - Critics’ Choice Awards (2008)
Melhor atriz - BAFTA (2008)
Melhor atriz coadjuvante
E ganhando os seguintes prêmios:
- PFCS Awards (2007)
Melhor atriz principal ou coadjuvante - Sierra Awards (2007)
Jovem em filme – feminino - IFTA Awards (2008)
Melhor atriz coadjuvante
Graças a isso a atriz se tornou uma das dez atrizes mais novas a receber a honra de ser indicada na premiação do BAFTA, Globo de Ouro e Óscar. Mostrando desde nova que estava chegando para colocar moral.
Em 2008, protagonizou mais um filme que lhe renderia novos prêmios, em “Atos que Desafiam a Morte” a jovem atriz interpreta o papel de Benji McGrave, graças a esse papel a atriz concorreu em 2009 ao FCCA Awards como Melhor atriz coadjuvante e ao IFTA Awards como Melhor atriz coadjuvante. A boa atuação de Ronan nesses filmes lhe renderam o prêmio “Prêmio estrela em ascensão” em 2008.
Apesar de todo esse histórico, Ronan estava apenas no começo da sua carreira, pois em 2009 sua participação no filme “Um Olhar do Paraíso” como Susie Salmon lhe rendeu muitos elogios e novamente muitos prêmios, sendo indicada aos seguintes prêmios:
- ALFS Awards (2010)
Performance britânica do ano - BAFTA (2010)
Melhor atriz
E ganhando os seguintes prêmios:
- PFCS Awards (2009)
Melhor atriz - Sierra Awards (2009)
Jovem em filme - Virtuoso Award (2010)
Festival de Cinema de Santa Barbara - IFTA Awards (2010)
Melhor atriz - Critics’ Choice Awards (2010)
Melhor atriz - Saturn Awards (2010)
Melhor performance jovem
Sua atuação era algo tão notório para uma atriz tão jovem (afinal, aos 16 anos ela já colecionava prêmios) que em 2010 a atriz foi convidada a fazer parte da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.
Com o passar dos anos Saoirse participou de diversos outros filmes que lhe renderam mais alguns prêmios e indicações, principalmente no IFTA (Irish Film and Television Awards) onde ela foi indicada ao prêmio pelos seus papeis nos filmes: Caminho da Liberdade, Hanna e Byzantium levando o prêmio para casa nos dois ultimos.
Em 2015 mais um grande ano para Saoirse, a atriz interpretou Ellis Lacey no filme Brooklyn, onde seu desempenho lhe trouxe mais indicações, inclusive sua segunda indicação ao Óscar, mas apesar de o filme e sua interpretação terem sido aclamadas, Ronan levou apenas uma estatueta para casa, também né… Tem que dar oportunidade para outros ganharem… Então vamos aos prêmios que ela foi indicada:
- Globo de Ouro (2016)
Melhor Atriz em filme dramático - Critics’ Choice Awards (2016)
Melhor atriz - Oscar (2016)
Melhor Atriz - SAG Award (2016)
Melhor Desempenho de uma Atriz num Papel Principal
Levando para casa o prêmio de Melhor Atriz pelo BIFA Award em 2015. Em 2017 a atriz interpretou Lady Bird McPherson no filme “Lady Bird: É Hora de Voar“, que lhe rendeu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em 2017 e sua mais nova indicação ao Oscar. Será que esse ano ela leva a estatueta para casa?
No responses yet
[…] Melhor Atriz – Indicado Saoirse Ronan […]
[…] Saoirse Ronan (“Lady Bird: É hora de voar”) […]