empatia

A primeira vez que escutei a palavra empatia foi em um jogo de RPG de Vampire, eu escolhi para a minha personagem a raça Gangrel e o mestre me disse que a minha personagem tinha empatia com animais, quando eu perguntei o que era isso ele me disse que o meu personagem podia falar com animais.

Empatia do Gangrel

Durante muito tempo achei que empatia era apenas uma virtude de personagens de RPG, como se fosse algo inventado, até o dia que escutei falarem disso fora do universo do RPG. Fui então pesquisar o que afinal era empatia.

Afinal, o que é Empatia?

“De acordo com a Psicologia, empatia é a habilidade de se imaginar no lugar de outra pessoa ou ainda a compreensão dos sentimentos, desejos, ideias e ações de outro indivíduo.”

Desde então eu venho tentando entender o que é a Empatia de verdade. Por muito tempo acreditei que ter empatia por alguém era simplesmente se colocar no lugar de outra pessoa, porém é muito mais que isso.

Afinal sempre que você se coloca no lugar dos outros será você, com suas experiências, seus traumas, seus sonhos, seus aprendizados se projetando no lugar de uma pessoa totalmente diferente de você. Ter empatia é muito mais que isso, é tentar entender o que levou a pessoa a tomar aquela decisão e isso é muito difícil.

Somos seres únicos e pensamos de forma diferente, mesmo com vivências parecidas, as decisões serão outras.

Faça o seguinte teste na sua casa. Se compare a pessoas que vivem com você, dificilmente você terá os mesmos gostos de seus irmãos por exemplo.

Outro teste que pode fazer é analisar sua rede de amigos e parentes. Escolha os cinco que possuam os gostos mais próximos do seu, pergunte a eles o que fariam se ganhassem hoje 10 milhões. Pode ser que entre a lista de coisas que fariam, uma coisa ou outra seja igual, mas dificilmente todas serão iguais.

A complexidade de entender o outro

Por isso que ter empatia pelo próximo é uma tarefa extremamente complexa, pois vai além de julgar os outros baseado na sua história, é entender que pessoas tomam decisões que podem parecer erradas, mas tentando fazer o certo. É entender que o universo vai além da sua própria existência e a verdade é relativa as suas experiências.

Se hoje eu pudesse escolher uma frase que simbolizasse a empatia, essa frase seria:

“Posso não concordar com o que você diz mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo.”

Pois empatia é isso, é permitir a singularidade que existe em cada pessoa e defender o seu direito de ser único.

Mione Le Fay é carioca, formada em Jornalismo. Escritora, professora de informática, apresentadora e produtora de eventos. Apaixonada por livros e fotografias, encontra nesses nessas duas artes uma forma de mostrar tudo o que existe em seu mundo.

No responses yet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.