LINHAS MUSICAIS – BANDAS ILUSTRES DESCONHECIDAS

Hoje estou simplesmente com vontade de indicar bandas que talvez muita gente não conheça, ou realmente quase ninguém conheça. Mas são importantes para mim já há muitos anos, e gostaria de compartilhar. Após bater um papo sobre bandas com uma colega em um evento de rock, fiz esta lista para ela, como lhe prometi. Mas a incrementei de modo mais detalhado, pois acho que pode agradar aos ouvidos de outras pessoas e quem mais sequer saberia que existem… Não há bandas nacionais, mas na próxima lista haverá, porque a colega para quem a lista foi originalmente feita disse que já conhecia muito do nosso vasto cenário da música alternativa e rock underground nacional (e sei que de fato conhece).
Se bem que até hoje praticamente todas as bandas que tenho postado em matérias e entrevistas vistas aqui tenham sido nacionais. E esta será a primeira vez que trarei musicistas de outras nacionalidades.
Então, sem mais por hora, conheçam estas bandas ilustres desconhecidas…

*Abaddon
País ou localidade: México

Eis a primeira banda de rock/metal com vocal feminino no México e na América Latina! A vocalista era a cantora Brenda Marin, chamada por alguns mexicanos de guerreira do rock asteca, exatamente por enfrentar o machismo que lá também já costumava haver dentro deste estilo.
Recomendo ouvir:
Faixa título da banda Abaddon, Formas del mal, Madame Bathory, Pesadilla Mortal…
E deixo um pequeno documentário sobre a banda exibido na época pela Televisa:

OBS: a busca da internet registra mais de vinte bandas posteriores com o mesmo nome, e sem nenhuma relação com esta ou menos ainda semelhanças sonoras.

 

*Las brujas
País ou localidade: Argentina

Estamos mais uma vez diante de pioneiras, pois esta é a primeira banda somente de mulheres da argentina, formada em 1987, com estilo focado no Heavy metal básico, que com a pegada latina ganha identidade própria como a Abaddon mencionada anteriormente…
Recomendo: O álbum Me llaman la loca inteiro, com destaque para músicas como La Loca, Las brujas existen, El habitante solitario, Fusílame en cámara lenta, esta última é um instrumental…

 

*Morituri
País ou localidade: Portugal

Banda com estilo pós punk dos anos 80, Foi a primeira deste estilo a existir naquele país em 1985, mas infelizmente não sobraram muitas informações online sobre a sua trajetória e seus membros…
Recomendo ouvir: Ascensão e Queda, Luzes Vermelhas e Tédio, esta última tem tem um clipe ótimo, como mostrado acima…
OBS: há outra banda chamada Morituri, mas é black metal dos anos 2000, cuidado para não confundir…

 

*La Peste Negra
País ou localidade: Espanha

Banda que mescla pós punk e death rock formada em 2002. Suas letras possuem temática de terror clássico e mesclam caveiras, espíritos e pitadas de psicodelismo sombrio. Nota-se influência sonora de bandas como Bauhaus, Christian Death, 45 Grave e até Sisters of Mercy, de quem a banda já fez cover, contudo a La Peste Negra adiciona sua identidade peculiar e distorções tanto sonoras quanto temáticas. Seus shows são bastante teatrais, excêntricos e darks, se encontram ainda na ativa até hoje…
Recomendo ouvir: La Escalera, Vida Telecinetica, No mi parece bien ni mal e Tumbas
OBS: Banda não muito fácil de se efetuar buscas porque fácil se cai em páginas ou vídeos sobre a peste negra histórica, a qual a banda também menciona, mas apenas em UMA música. Mais fácil encontrar em sites em espanhol.

 

*Hysterica
País ou localidade: Suécia

Banda de heavy metal de Estocolmo composta somente por mulheres, com um nome sugestivo e que faz uma certa ironia proposital. Fundada em 2005. Infelizmente se tem poucas informações sobre membros e historiografia até o momento…
Recomendo: Girls made of Heavy Metal, We are the undertakers, Force of Metal, Heels of Steel

*Warbride
País ou localidade: USA

Achei no Youtube por acaso há alguns anos, esta banda de 1988, com som que reflete bastante uma pegada puramente oitentista, o que costuma ser raro no metal melódico com bandas inteiramente femininas… Infelizmente não encontrei muitos dados sobre sua trajetória, membros ou história…
Recomendo: Chains (Acho o refrão desta música é muito forte!), Nevermore, The Tower,
Rulers Of The Night

 

*Inkubus Sukkubus
País ou localidade: Reino Unido

Por último e não menos importante uma banda pela qual nutro carinho especial por vários motivos, um deles foi tanto seu nome quanto suas letras abrirem todo um mundo novo para mim e despertarem meu interesse para temas e mitologias que até então eu desconhecia ou até mesmo temia… Mas que hoje aprendi a apreciar.
Possui uma sonoridade difícil de ser rotulada em um único estilo – exatamente o que me conquistou logo de cara quando quando a escutei pela primeira vez em 2005 – e existe desde 1989 estando (incrivelmente) na ativa com os mesmos membros até hoje. Se autodefinem como PAGAN ROCK, pois suas temáticas tratam quase exclusivamente de temas pagãos…
Recomendo ouvir: Heart of Lilith, Incubus, Intercouse with the vampire,  Take My Hunger, Midnight Queen, Burning Times…
(Indicaria toda a discografia até 2001, mas sou suspeita pois ouço praticamente quase toda semana, já há alguns anos…)

Bom, algumas bandas aqui citadas pretendo aprofundar em matérias futuras e exclusivas… Contudo estou fazendo neste estilo de lista aproveitando para detalhar mas a que fiz para a situação que citei no início da matéria e também pelo fato de que há bandas aqui das quais eu já queria falar há algum tempo mas infelizmente carecem informações disponíveis suficientes para uma reportagem exclusivamente sobre elas, pois faltam dados sobre sua trajetória, membros ou história…
…Detalhe técnico que é facilmente superado por suas peculiaridades, sonoridade e qualidade musical, fazendo com que componham esta lista. Hoje foram apenas bandas com vocais femininos, mas nas próximas matérias deste formato tenho muitas outras, masculinas, mistas, teatrais ou mais básicas, e com inúmeros estilos de vocal e sonoridade para listar.

Postei a matéria que originou esta em meu site pessoal, Essência Diletante (https://essenciadiletante.wordpress.com/2019/05/01/antologia-ilustres-desconhecidas-volume-1/ ) , com uma brincadeira no título da matéria que se refere ao fato de que o termo coletânea sempre foi  mais usado na música para se referir a álbuns com vários artistas, e nos últimos anos viraram moda também as coletâneas de contos com vários autores e autoras, ilustres desconhecidos em sua maioria, as quais também costumam ser mais chamadas de  antologias e com as quais tenho convivido muito…

 

Anúncios

Um pensamento sobre “LINHAS MUSICAIS – BANDAS ILUSTRES DESCONHECIDAS

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s