[Análise] Guerra Civil

Recentemente eu ganhei um box com dois livros da Marvel chamados Guerras Secretas e Guerra Civil e o último foi adaptado para as telonas.

Na época em que houve o lançamento do filme, os fãs da Marvel Universe que leram as HQs/livro primeiro repudiaram um pouco, diferente daqueles que apenas viram o filme (como eu).

Depois de ter lido tanta crítica comparando os dois lados (HQ/livro e Filme), resolvi comprar o livro (não achei a HQ na época) e ler a história. REALMENTE, queridos, a diferença de um para o outro é tão grande que chega a doer!

Como não li a HQ, irei fazer uma análise entre o livro Guerra Civil e o filme Capitão América – Guerra Civil!

Vamos começar pelas semelhanças:

  • No filme e no livro existem as divergências de pensamentos em relação ao sistema de responsabilidade e conselho governamental dividindo as equipes lideradas por Steve Rogers (Capitão América) e Tony Stark (Homem de Ferro). No filme ele recebe o nome de Tratado de Sokóvia.
  • O Capitão América reúne uma equipe, tipo uma resistência, contra a equipe do lado do Homem de Ferro, eles não assinam esse documento tornando-os fora da lei.

Agora, as diferenças. Mostrarei as principais, pois se mostrar todas ficará extenso demais:

  • O foco principal do filme é a divisão entre quem fica dentro da lei e quem não fica, porém no meio disso tudo há uma necessidade de proteger o Soldado Invernal, pois descobriram que sua mente foi programada para ser auto-destrutivo depois de ouvir palavras chaves. No livro o Soldado Invernal mal é citado e muito menos contribui para a divisão de equipes.
  • Todos os heróis que escolhem o seu lado, de acordo com o que acha correto, aparecem tanto no filme, quanto no livro, porém existem muito mais heróis no livro e que não foram apresentados no MCU.
  • Como a trama com o Bucky (Soldado Invernal) não é o foco, não ocorre aquela descoberta sobre os pais de Tony Stark.
  • No livro, Thor está morto, mas é criado um Thor robótico pelo Tony Stark e o Dr. Reed Richards (Sr. Fantástico) como uma “arma secreta” contra a resistência de Steve. No filme ele não aparece, nem o Thor original, nem o Thor Robótico. A desculpa que dão é que ele está cuidando de assuntos importantes em Asgard (depois descobrimos que é sobre As Jóias do Infinito).
  • No livro, Nick Fury está morto, então quem assume o comando da SHIELD, incialmente, é a Hill, que é muito mais agressiva e mortal do que vemos no filme, e posteriormente é o Tony Stark.
  • Susan Storm (Mulher Invisível) e Reed Richards estão casados e têm filhos no livro. No filme eles não aparecem por não pertencerem ao MCU na época. Hoje em dia, com a Disney comprando a Fox pode acontecer de serem inseridos.
  • No filme não mencionam uma prisão para aqueles que não são a favor do sistema/Tratado de Sokóvia, mostram mais o conflito entre Tony e Steve, e a necessidade de esconder o Bucky (que acaba ficando em Wakanda), mas no livro os heróis que estão contra o sistema/Tratado ficam na Zona Negativa, uma zona à prova de fugas.
  • Steve perde o conflito e é preso na Zona Negativa.
  • O Homem Formiga no livro é Hank Pym.

Então… Gritantes diferenças não é? Eu avisei…

Apesar dessas divergências, o filme Capitão América – Guerra Civil consegue ser um filme bom… Basta você não se apegar aos detalhes do Livro/HQ. E quem sabe haja um reboot do filme agora que a Disney comprou os direitos da Fox? A esperança é a última que morre…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s