Linhas Musicais com SECRET OF TIME

  • Local de formação: Rio de Janeiro  Capital
  • Ano de formação: 2014
  • Membros: Michel RDK e Fábio Ney
  • Estilo: Synthpop, Goth 80´s, Industrial, Post Punk.

O projeto Secret Of Time surgiu em um ponto de encontro underground do Rio de Janeiro, (a loja de Rock Outside que existe no Meier desde 1997), e mais que uma loja, sempre foi um local de confraternização de diversas tribos para trocar ideias ouvindo musicas.

Michel e Fábio já conheciam o dono da loja desde os anos 90, mas não se conheciam entre si. Então em um mesmo dia que os três estavam na loja, o celular de Michel tocou, e a música tocada despertou a atenção de Fábio que é viciado em música eletrônica, a música em questão era Ultraviolet, do Karl Bartos (ex membro da banda alemã de música eletrônica Kraftwerk).

Em menos de 1 hora de conversa, já sabiam os gostos musicais em comum, artistas como Gary Numan, John Foxx, Front 242, Sisters Of Mercy, Siouxsie etc., além do prazer em produzir e tocar, ambos já vinham de projetos anteriores.

Michel RDK no final dos anos 90 e parte de 00 era membro fundador da Banda chamada Eclipse, e mesmo após o fim da banda e após ter ficado 11 anos sem lançar algo novo, nunca deixou de produzir, pois sempre foi um de seus principais hobbies nas horas vagas.

Fábio Ney na mesma época já discotecava, produzia e tinha outros projetos, um deles chamado Visionary Garden. Então foi assim que formaram uma banda em comum.

A temática nas músicas do Secret Of Time transitam entre o concreto e o abstrato, sempre com uma atmosfera sombria e as vezes dançante, o nome  do projeto remete a ideia de que o tempo esconde e revela segredos e mistérios inimagináveis na vida de cada um… Conheci os membros da banda na loja/point alternativo já citado ao início do texto, quando o frequentava.

Conversei para coletar as informações que agora uso nesta matéria com Michel RDK, que também me passou algumas opiniões sobre o cenário atual do estilo de música alternativa que a Secret Of Time faz, uma vez que não para mim para eles, mas para muitos leitores se trata de um estilo ainda desconhecido.

Michel diz que vivemos dois extremos no cenário gótico/eletrônico brasileiro atual, pois nunca tivemos tantos artistas e projetos do gênero como atualmente (segundo opinião dele), que arrisca dizer que isso tudo se dá devido ao avanço tecnológico de que muitos tem acesso hoje em dia – tais como, por exemplo, YouTube usado como fonte de pesquisa musical, possibilitando assim que muitos estilos anteriormente conhecidos somente em algumas partes do mundo cheguem mais rapidamente ao Brasil para aqueles que usam a internet para busca-los.

O vocalista da banda Secret Of Time observa que outrora esta oportunidade era um benefício de poucos, e hoje em dia existe acesso mais facilitado inclusive para produzir todo seu material em home studio dependendo do nível técnico do usuário… Contudo ele destaca que um outro lado do extremo é um pouco mais complicado de explicar, pois provém de inúmeros fatores, a começar pelo desinteresse de empresários e estabelecimentos que abracem a música alternativa, onde ele afirma que quem o faz hoje em dia que o faz apenas por amor ao estilo.

Assim manter uma cena musical acontecendo fora da mídia se torna uma luta diária, porque embora se tenha o público fiel, se tem o público que embora curta o gênero, curte também outros estilos e tendo mais facilidade e comodidade para encontrar eventos e estabelecimentos desses outros gêneros e migrar para eles.

Por fim Michel compara a situação usando como metáfora duas festas alternativas da cena carioca que abraçam seu estilo musical, ao dizer “por exemplo não se pode ter uma Goth Box e uma DDK no mesmo dia, pois um dos eventos corre o risco de ficar vazio ou rachado ao meio…”


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s