Pleased to Meet You! Ou apenas… Oi!

Olá, pessoal!

Tudo bem com vocês? Espero que sim.

Meu nome é Mikka Capella e eu tive a felicidade de ser escolhido como novo colunista aqui do No Meu Mundo. Então o objetivo deste post é me apresentar pra vocês e dizer que teremos um encontro marcado aqui no site toda semana, pra falar um pouquinho de literatura e RPG.

Sim, RPG. Não aqueles eletrônicos, mas os de mesa porque eu sou nerd e Jogos de Interpretação de Papéis são o meu hobby preferido.

E como poderiam não ser? Afinal, jogar RPG significa passar muitas horas na companhia de bons amigos comendo besteira e… Contando boas histórias!

Muita gente pode discordar de mim (e eu sei que discorda), mas eu sempre achei que RPG e literatura tinham muita coisa em comum. Isso, naturalmente, é culpa de uma professora de português que eu tive no primeiro período de jornalismo, anos atrás, que me ensinou que literatura é muito mais do que ler. Aliás, o próprio significado de ler é muito mais do que apenas seguir um certo rastro semântico em folhas de papel.

Para esta professora, ler é absorver nossas experiências de mundo, de maneira que quando a gente senta num banco muito duro ou muito macio num ônibus, por exemplo, pode-se dizer que “duro” ou “macio” (sem trocadilhos, ok?) é uma leitura que nossa bunda está fazendo do mundo! 😛

Assim, eu realmente acho que RPG é literatura! E, digo mais, o RPG amplia os horizontes da literatura, no sentido de que ele torna a experiência de contar história – normalmente uma atividade solitária – em algo para se fazer coletivamente; mais ou menos como faziam os antigos contadores de histórias tribais, que são os ancestrais de quase tudo o que nós fazemos hoje em termos de entretenimento!

RPG e literatura, porém, serão nossos assuntos principais, mas não únicos. Este é um rol exemplificativo, não taxativo (essa foi para a galera do direito!). Assim, espero que, eventualmente, a gente também possa falar um pouco de cinema e TV por aqui.

No mais, é isto, pessoal! Espero gostar de vocês e espero, principalmente, que vocês gostem de mim!

Forte abraço! Vida longa e próspera!


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s