Árvores de Natal de Livros e origens pagãs do simbolismo natalino

Para pessoas como nós que possuímos uma relação bem próxima com os livros, nada melhor do que te-los por perto em vários momentos da vida… Inclusive nas datas festivas, tal qual o final do ano costuma ser na tradição mundial. Assim sendo, no Natal temos a árvore de natalina como um dos maiores símbolos desta festividade cristã. Irei aqui deixar ideias para árvores literárias as quais achei belíssimas quando vi na internet.

Contudo, gostaria de compartilhar antes um pouco das origens da razão de a árvore de natal ter se tornado um símbolo tão associado à tal data. Os romanos penduravam máscaras do deus Baco em pinheiros para comemorarem a Saturnália(festa em hora de Saturno, deus da agricultura), celebração que coincidia com a data atual do Natal.

Como símbolo do triunfo da vida sobre a morte, os egípcios tinham como tradição transportar folhas de palmeiras para dentro de casa no dia do Solstício de Inverno (21 de Dezembro). Na cultura celta, os druidas tinham o costume de decorar os carvalhos mais antigos com maçãs douradas para as festividades celebradas durante o Solstício de Inverno.

A maioria nao sabe que estamos falando de uma festividade onde sobrevivem ainda os resquícios de suas reais origens pagãs, onde árvores eram enfeitadas no período do festival de YULE, de onde foram herdadas também as guirlandas, castanhas e frutas cristalizadas muito comuns nesta época também entre nós…

A Árvore de Natal, por exemplo, decorada com bolas e uma estrela no topo, é uma releitura da antiga Árvore de Yule que os pagãos dos tempos ancestrais decoravam, no intuito de agradecer e atrair abundância, com velas, alimentos, flores, frutas, bolas coloridas, símbolos fálicos relacionados ao Deus e o Pentagrama (substituído pela estrela guia no cristianismo).

As guirlandas, o azevinho, a Tora de Yule queimada no fogo (Yule Log), são costumes pagãos. A Árvore de Yule é uma maneira celebrativa de homenagear os elementos, agradecer ao Espírito do local e pedir Sua proteção uma vez que o Inverno em regiões européias era de fato rigoroso nesta época do ano e um período de escassez. Na noite de Yule, é costume acender todas as velas da árvore, fazendo um pedido para cada vela acesa de acordo com sua cor, cantar e dançar ao seu redor, festejando e honrando os Espíritos da Natureza e o Deus em Sua forma infantil, a Criança da Promessa, que renasce nesse dia. Então, podemos dizer que o “natal pagão” tem um significado completamente diferente do natal civil/cristão, e foi de alguma maneira absorvido por este através da resignificação de vários elementos.

As famílias traziam uma árvore verde para dentro de casa nessa época para acolher os Espíritos da Natureza para que não sentissem o frio do inverno. Muitíssimo diferente da nossa realidade de calor escaldante na mesma época do ano (infelizmente rs) Isso era amor à Natureza, é hospitalidade, consideração e compaixão, e daí também saiu o costume das confraternizações de final de ano nesta época… Sinos eram colocados nos galhos dessa árvore para o seu embelezamento, os elementais recebiam essas oferendas e retribuíam com vida, saúde e sustento durante o inverno.

Então na atualidade o consumismo desenfreado já se encontra cada vez mais “o dono da festa”, mas apesar disto a árvore de natal ainda possui grande relevância para marcar a data e ainda aparece com um de seus elementos principais para pessoas de quase todas Crenças e ideologias, cada qual adaptando e fazendo – a de seu jeito… Portanto, entre nós amantes da literatura, deixo cá ideias para colocarmos em um dos principais elementos da decoração natalina um toque da nossa personalidade…

 

Feliz Natal para quem é de Natal e Feliz Yule para quem é de Yule!

Sites pesquisados:

http://biblioo.info/dez-arvores-de-livros/

http://magiadasbrumas.blogspot.com/2012/12/a-arvore-de-yule.html?m=1

https://www.eusemfronteiras.com.br/curiosidades-sobre-o-natal-dos-bruxos-e-as-origens-pagas-do-natal/

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s