Halloween…Novo filme e antigas controvérsias

Quem me conhece sabe meu apreço por alguns filmes de slashers, e o original deste, feito em 1978, é com certeza um deles! Aquele mesmo no qual o diretor teria escolhido a Jamie Lee para ser protagonista por ela ser filha da protagonista do também lendário “Psicose”, segundo o que contam…

…Então na data em que escrevo esta matéria ainda não comegui ver o novo filme, porém acerca do trailer acima seguem minhas primeiras impressões:

Com John Carpenter e Debra Hill na ficha técnica, e somente por isto já há motivo para abrir o vinho e comemorar! Veio mesmo IGNORANDO O “Halloween – Vinte anos depois” de 1998, como outros sites já mencionavam ou supunham, apesar de  único melhorzinho da franquia depois do primeiro e do segundo, e apesar das várias cenas saudosistas ao longo de H-20… mas sobre isto nem opino…Não me incomodou, até apreciei…

Me permitam dizer que a senhora Jamie Lee com aquela espingarda no trailer ficou um ARRASO e gostei bastante que eles mencionaram o doutor Lumis, o psiquiatra, sempre esquecido! Pois ele seria o antagonista do Michael na história original.

Por hora ainda não gostei do fato que Laurie – a clássica personagem de Jamie Lee nesta franquia – e Michael Myers não são mais considerados irmãos. Porém vejamos quais serão os argumentos do roteiro… Aliás, sobre esta imagem que encontrei, achei-a um tanto suspeita… Confiram a seguir e tentem dar suas opiniões… Pode não ser nada, mas me deixou com a “pulga atrás da orelha”… Especulações à parte, esperemos para ver.

Uma coisa é certa, de fato sabemos que as pessoas inventaram mesmo isto – como cita uma das falas já no trailer, e achei bem honesto por parte da produção já inserir esta questão no filme, para os fãs de Michael e Laurie como irmãos já irem para o cinema sabendo que não verão isto nas telonas novamente (ou talvez alguns nem irem). Este parentesco na verdade foi uma tendência ditada pelos fãs no ínicio da década de oitenta que o segundo filme junto com H-20 simplesmente seguiram, pois o roteiro do filme de 1978 realmente nunca mencionou isto de fato…Enfim…

Contudo, sobre os filmes mais antigos da série ainda preciso fazer uma ressalva antes de encerrar esta matéria : a versão do DVD mais recente realmente tem uma EDIÇÃO PÉSSIMA! A minha é resgatada de uma VHS bem antiga, que possui outra edição… Pois eles tiraram cenas que eram lentas, porém importantes – como Dr. Lumis se colocando como quem de fato se dedicaria a estudar o caso de Michael ainda criança, custasse o que custasse, e enfrentá-lo se preciso fosse – para colocar cenas de  sexo e drogas que seriam totalmente IRRELEVANTES para o enredo!

As cenas tiradas infelizmente trabalhavam melhor a mitologia do filme. Como por exemplo a desumanidade de Michael, a perseguição dele à Laurie – primeiro como um tipo de stalker – e a rivalidade do Dr.Lumis com ele.

Outra dica importante é que história canônica mesmo acontece somente nos roteiros dos filmes 1, 2 (embora haja muita enrolação neste último, por ele ter tentado “imitar” Sexta feira 13 na época, pois este havia pego a inspiração no Michael para fazer o Jason) e o Halloween- vinte anos depois (H-20)… Mas dá para ir do 1 pro H-20 sem perder nada de muito relevante, logo eu diria que são os dois fundamentais. De resto a cronologia SE PERDE totalmente do 3  ao 6 e também no “Ressurreição”, embora eu precise deixar a ressalva de que o 4 surpreende no final que tinha tudo para intriduzir uma ASSASSINA à série, porém o quinto não o fez e desperdiçou uma grande chance…O remake doentio do Rob Zombie nem merecia menção! Enfim, estes eu diria serem totalmente DISPENSÁVEIS! Claro, na minha humilde opinião…

ENTÃO QUE VENHA O HALLOWEEN – QUARENTA ANOS DEPOIS! Ansiosa por ver H-40!


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s