[Crítica] Túmulo dos Vagalumes

Cheguei até a essa belíssima animação por intermédio de uma página que sigo no Facebook, que trazia em uma de suas postagens uma comovente imagem de um menino carregando uma criança morta, amarrada em suas costas (Veja aqui). A criança morta era seu irmão mais novo e uma das incontáveis vítimas da radiação espalhadas pelas bombas atômicas jogadas em sobre as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki, ao final da Segunda Guerra Mundial.

Hotaru no Haku, ou o Túmulo de Vagalumes é  longa baseado nessa história e uma produção de 1989, realizada pelo Studio Ghibli e dirigida Isao Takahata. Com certeza é aquele tipo de filme amorzinho, agridoce onde as beleza se encontra nos pequenos detalhes.

Nele, somos apresentados aos irmãos Seita e e Setsuko, que perderam tudo durante a Segunda Guerra Mundial: casa, família, dinheiro etc. Restando apenas eles dois e a luta de um e de outro para sobreviver as ruínas causadas pelo maior conflito bélico da história da humanidade.

Como já assisti o filme sabendo no que ele era baseado, já esperava um final triste. Mas com certeza a tragédia não é a grande protagonista do enredo, mais sim o realismo no qual cada sentimento é retratado. Tão papáveis que  você quase consegue tocá-los.  Sua leveza e beleza se encontra justamente na sutileza dos detalhes: nos vagalumes que brilham mesmo em dias sombrios, numa lata que representa sabores, no som da chuva e no uivo do vento, na esperança de dias melhores,  na relação entre vida e morte e entre eles o amor incondicional. Vale muito a pena assistir!

O filme se encontra disponível no Youtube, clique aqui para assistir!


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s