[Resenha] Sociedade da Rosa

Nome em ascensão na literatura young adult, Marie Lu conquistou seu lugar nas listas dos mais vendidos dos EUA com as séries Legend e Jovens de Elite, ambas com direitos de adaptação para o cinema adquiridos por grandes estúdios. Sociedade da Rosa é o segundo volume da saga de fantasia medieval Jovens de Elite e mostra a jovem Adelina Amouteru com sede de vingança. Depois de ser renegada pela família, ela é traída por aqueles em quem confiou, e parte em busca de outros malfettos — sobreviventes da febre do sangue que, como ela, possuem dons fantásticos —, para formar um exército próprio e combater a Inquisição do Eixo. Mas o ódio e o medo que a alimentam podem levá-la por caminhos perigosos, e uma oferta tentadora vai testar a verdadeira natureza dos seus poderes e de sua personalidade. Uma sequência de tirar o fôlego para uma saga épica.

Sociedade da Rosa é o segundo livro da trilogia Jovens de Elite da Autora Marie Lu. O primeiro livro já foi muito bom e a sequência continuou fazendo jus.

Vilã? Mocinha? A verdade é que é tudo bem mais complexo.  Nossa protagonista Adelina, está cada vez mais sombria e perturbada.  Sua habilidade é criar ilusões a partir da dor e do medo dos outros está consumindo sua sanidade e de pouquinho em pouquinho ela está se perdendo dentro de si mesma. Ela passou por maus bocados e achou que criaria um lar junto aos Punhais, por todos serem malfettos e tudo mais. O que no fim das contas não aconteceu e não foi intencional.

Adelina resolveu radicalizar e se não pode se unir a Sociedade dos Punhais, resolveu criar a sua própria Sociedade e usá-los para dar início a sua vingança pessoal – a Sociedade da Rosa. Sua irmã Violetta é quem a ajuda, não só nessa procura por outros jovens de elite, mas tentando ser uma ancora que mantem presa a realidade e mesmo assim é bem complicado.

Nesse livro temos uma narrativa bem obscura e em grande parte pelos olhos da Adelina. Ela não está mais ligando pra opinião dos outros, está apenas seguindo seus objetivos independente de qualquer coisa. Esta disseminando terror por onde passa e ganhando seguidores pelo medo e não pela afeição. Está chegando aonde deseja, mais a que ponto? Será que vai valer a pena? É uma luta constante contra si mesma, contra a Inquisição e seus governantes. Do outro lado temos os Punhais, que depois de perder o seu líder, estão se reagrupando e tentando unir forças para também conquistar o reino de Kenetra.

Magiano é o primeiro malfetto a se juntar a Sociedade da Rosa, ele possui o dom da imitação. É um personagem extremamente ganancioso, mas difícil de resistir, pois é muito sarcástico. Sabe aquele personagem que tem tudo para dar errado e acaba sendo o equilíbrio perfeito, então. Sem contar que tem muito para crescer na história. É engraçado como a Marie Lu trouxe o lado obscuro de todos os personagens, mostrando que ninguém é perfeitinho e tem defeitos mesmo. As vezes defeitos muitos sérios que influenciam diretamente no seu caráter e posicionamento perante ao próximo.

No final do primeiro livro conhecemos a Jovem de Elite, Maeve, Rainha de Beldain, que tem o poder de trazer pessoas de volta a vida.  É uma figura importante para o decorrer da história e seu poder levanta vários questionamentos sobre a morte, e se existe um contrapeso em relação a vida e a morte o fato dela interferir pode cobrar algum preço.

Estou fascinada pela trama da Marie Lu, tudo muito bem construído e sombrio ao mesmo tempo. Você vê um crescimento exponencial dos personagens e que estão mais humanizados. Agora vamos aguardar e ver o que o final nós proporcionará.

Trilogia Jovens de Elite:


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s