[Noticia]Com mais de 100 mil ingressos vendidos, Bienal apresenta sua programação

Este ano evento terá 1.500 horas de atividades e a programação acontece em 14 espaços que serão montados dentro do Anhembi

Daqui a menos de um mês, começa, no Pavilhão do Anhembi, em São Paulo, a 25ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo (3 a 12/08). A Câmara Brasileira do Livro (CBL), realizadora do evento, comemora a venda de 100 mil ingressos antecipadamente. Em evento para jornalistas na manhã desta quinta-feira (5), a Câmara apresentou as novidades da edição de 50 anos da Bienal de São Paulo.

Ao todo, serão 1.500 horas de atividades. Esse número cresceu em relação à edição passada, quando foram computadas 1.300 horas. Essa programação acontece em 14 espaços que serão montados dentro do Anhembi. Uma das novidades desse ano é justamente o Espaço Saber Microsoft, onde terá uma programação voltada para educadores, com foco no impacto da inovação na aprendizagem, relacionando questões importantes sobre a conexão entre literatura, tecnologia e educação.

Com orçamento de R$ 32 milhões, a Bienal terá ainda um espaço dedicado às reflexões sobre temas de interesse dos profissionais da cadeia do livro. No Papo de Mercado, nome dado ao espaço, serão debatidos temas como autopublicação, livros brasileiros no mundo, feiras literárias, negociação de direitos autorais com países árabes, tendências de mercado e a importância da exportação para o mercado hoje.

Outra novidade é o novo espaço infantil, o Tenda das Mil Fábulas Correios. O nome foi escolhido em homenagem a Sharjah, emirado que recebe a homenagem da Bienal em 2018, e faz referência a uma obra bastante representativa na cultura árabe: o Livro das Mil Fábulas, conhecido no ocidente como o Livro das Mil e Uma Noites. Ali acontecerão atividades para as crianças, nas quais estão presentes fábulas, lendas, histórias, contos e mitos, com destaque para a diversidade cultural brasileira e a diversidade humana. Entre os autores confirmados na Tenda estão: Ana Maria Machado, Lázaro Ramos, Ziraldo, Mauricio de Sousa, Daniel Munduruku, Cristino Wapixana e Yaguarê Yamã.

Sharjah

Ahmed Al Ameri, que lidera a Sharjah Book Authority, também esteve no encontro com jornalistas na manhã desta quarta-feira. Ele destacou novamente o intercâmbio de conhecimento entre os países que será trabalhado durante o evento. Sharjah irá trazer livros de diversos temas para serem discutidos e trará também designers, ilustradores e outras pessoas para falar sobre a cultura e a literatura de Sharjah de um modo geral. O espaço Cozinhando com Palavras fará parte desse intercâmbio entrando no mérito da culinária árabe dentro de sua programação, e por fim, haverá também uma mesa no Salão de Ideias com autores que virão especialmente para a feira. A identidade deles, por enquanto, ainda não foi revelada.

Ahmed fez questão de falar do programa de apoio à tradução de Sharjah, lançado em 2011. De lá para cá, o subsídio facilitou a tradução de cerca de 260 livros, incluindo gêneros como literatura infantil, jovens adultos, ficção, não ficção, ciência, política, gastronomia, história e muito mais. Ele destacou também a Sharjah Publishing City, inaugurada em outubro passado, com a cobertura do PublishNews. O espaço, que funciona como uma Zona Franca do Livro, ocupa uma área de 19 mil m², com 400 salas, além de depósito de serviços. Para conferir a programação atualizada da Bienal, clique aqui.

Espaços de experiências

O Anhembi será dividido em quatro “Espaços de Experiências”. Cada um desses quadrantes será dedicado a um tema (Infantil, Juvenil, Obras Gerais e Educação) e terá um espaço cultural. No ato do sorteio e escolha dos espaços, as editoras puderam se posicionar em cada um desses quadrantes, de acordo com a vocação do seu catálogo.

Quer saber mais sobre a Bienal? Então acompanhe aqui nosso especial sobre a 25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Informação retirada do site Publishnews

 

25ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
03 a 12 de agosto de 2018
Pavilhão de Exposições do Anhembi
Av. Olavo Fontoura, 1.209 – Santana / 02012-021 São Paulo – SP


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s