[Resenha]O Fim do Mundo é Aqui

Janie e Micah, Micah e Janie. Desde os primeiros anos da escola. Almas gêmeas em segredo. Melhores amigos que passavam as tardes na pedreira da cidadezinha onde cresceram juntos, a mais profunda de Iowa. Até que Janie desaparece, e tudo o que Micah pensava que sabia sobre sua melhor amiga é borrado de dúvida. Até que Micah acorda no hospital, e não se lembra de nada. Mas para montar o quebra-cabeça do desaparecimento de Janie e entender seu apocalipse particular, Micah Carter precisa recuperar suas lembranças, inclusive as mais difíceis, numa jornada devastadora. Adotando uma narrativa não linear, que vai e volta entre Antes e Depois e alterna as vozes dos dois protagonistas-narradores, Amy Zhang, autora do surpreendente Quando tudo faz sentido, conta a história de uma amizade marcada por obsessões e segredos dolorosos. E, mais uma vez, entrega um romance Young Adult original, sincero, comovente e impossível de largar até a última página

O livro conta a historia de dois jovens, Micah e Janie que estão prestes a fazerem dezoito anos. Micah é o garoto excluído, esforçado que anda para cima e pra baixo com um amigo, quem vê os dois acredita que são amigos apenas porque não tem “escolha”. Janie é a típica garota popular, é bonita, tem amigos populares, o cara mais cobiçado da escola é afim dela. Janie também é uma artista, adora desenhar e esculpir e todos acreditam que ela tem uma vida perfeita.

Esses dois personagens, que nada tem haver um com o outro são na real os melhores amigos, porém ninguém sabe disso. Na real, nas palavras de Janie, eles são almas gêmeas, ela diz que foram predestinados um para o outro. O livro me lembrou um pouco “Quem é você, Alasca?” tanto pela personalidade de Janie, quanto pelo fato dele ser dividido no antes e no depois de um grande acontecimento.

O que eu achei um ponto muito interessante do livro são as situações surreais e mágicas que sério, faz você querer entrar no livro e viver cada uma delas, mas o ponto principal para mim é a riqueza de temas que são abordados no livro, temas como separação familiar, consumo de drogas, estupro, bullying, depressão e suicídio, apesar de serem temas cada vez mais batidos, acho interessante esses temas sendo abordados em livros para que cada vez mais jovens leiam e assim aprendam a enfrentar essas coisas.

É interessante também como o livro demonstra que as coisas não saem sempre como planejados e que não tem problema nenhum se isso acontece, mostra também a importância de colocar para fora qualquer coisa que esteja te afligindo. A vida não é perfeita, ninguém é perfeito, e está tudo bem em ser assim.

Por fim, com uma capa minimalista e uma sinopse que já desperta a curiosidade de todos, o livro é simplesmente fantástico, uma leitura rápida, gostosa, leve e viciante, recomendo a todos, principalmente os adolescentes, a lerem esse livro.


Anúncios

Um pensamento sobre “[Resenha]O Fim do Mundo é Aqui

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s