Conceição Evaristo é oficialmente candidata à ABL

Segundo matéria no site da editora Publiquei, no último dia 18 de junho, Conceição Evaristo, renomada escritora negra, oficializou sua candidatura ao entregar a carta de autoapresentação para concorrer à cadeira de número 7 da Academia Brasileira de Letras. A autora escreveu na carta: “assinalo o meu desejo e minha disposição de diálogo e espero por essa oportunidade”.
Publicamos aqui no No Meu Mundo, matéria sobre a primeira menção a esta candidatura na ocasião do Salão Carioca do Livro
Depois de passar a infância e a juventude em terras mineiras, a escritora se mudou para o Rio de Janeiro em busca de melhores condições de vida. Conceição realizou mestrado, doutorado e ainda se tornou professora universitária. No ano de 2017, recebeu o Prêmio Governo de Minas Gerais em decorrência do sucesso de seu trabalho.
Com a campanha de incentivo ao ingresso da escritora mineira, que conta com uma petição online, o desejo coletivo para ter uma representante literária negra ganhou mais força. Autora de obras como Ponciá Vicêncio (2003), Becos da Memória (2006), Poemas da recordação e outros movimentos (2008) e Insubmissas lágrimas de mulheres (Nandyala, 2011), Conceição apresenta em seu trabalho a história do Brasil por meio do olhar de quem ocupa esse país na contramão da supremacia branca, elitista e patriarcal brasileira. Da realidade de seus ancestrais às questões cotidianas.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s