[Wattpad] Entrevista com Patricia Beser, de “Uma Curva no Jogo”

Resultado de imagem para wattpad

Oi, gente!

Sejam bem-vindos a mais uma entrevista com os autores do Wattpad. Dessa vez, a escolhida foi a Patricia Beser, do livro “Uma Curva no Jogo”. Continue lendo para saber mais!

Como você busca inspiração?

R: Muitas coisas me inspiram naturalmente sem que eu tenha a real intenção de buscar por isso. Uma música, por mais que já seja conhecida, tocada no momento certo faz a diferença para mim. Uma cena corriqueira também já foi motivo de inspiração, até mesmo uma simples conversa… Acredito que tudo depende do instante vivido. Mas como a maioria das pessoas que escrevem, eu já tive meus momentos de bloqueio. Quando isso acontece, tento me cercar de coisas que estejam de acordo com o momento da história. Se o personagem está passando por um momento triste, ouço músicas mais melancólicas e assim por diante.

“Uma Curva no Jogo” é o seu primeiro livro? Se não, pode falar um pouco mais dos outros?

R: Uma curva no jogo é o primeiro projeto que eu dou andamento. Ele surgiu da vontade que eu tinha de encontrar uma história diferente, onde a mulher fosse forte, dominante e dona de todas as ações importantes no decorrer do livro. Então busquei construir um enredo com esse foco, algo que me agradasse enquanto leitora e que fugisse um pouco da ideia de mocinhas tradicionais.

Isso é muito importante nos dias de hoje. Empoderamento é um tema que está crescendo bastante, e não só no âmbito feminino, mas em outras minorias também. Como se sente escrevendo algo que tem essa responsabilidade social?

R: Acredito que quando se publica algo, para muitas pessoas ou não, há uma certa responsabilidade no conteúdo que é apresentado. Nesse projeto eu quis criar uma identificação maior das leitoras com a personagem principal, já que muitas não se enxergam no estereótipo de ‘indefesas e inocentes’. Longe de mim criticar esse tipo de personagem que eu tanto leio e adoro, mas queria fazer algo diferente. Mostrar que mulheres também podem ser fortes, bem sucedidas, impulsivas e todas as características que tanto vemos apenas nos personagens masculinos. Também quis mostrar o caráter humano do personagem que não é perfeito. Minha personagem erra, tem atitudes de cunho duvidoso, mas acima de tudo ela tira lições de todas essas situações e evolui como pessoa. Sim! Ela é realmente fora dos padrões de mocinhas, mas é isso que me encanta na sua construção. Acho que se eu puder influenciar positivamente apenas uma leitora a acreditar mais em si e ter uma postura mais confiante diante da vida, meu trabalho estará feito.

Você tem algum personagem favorito em sua própria história? Alguém que gostaria que os leitores olhassem e sentissem aquele sentimento de que ele é o melhor de todos? Por quê?

R: Preciso confessar que sim! Embora eu tenha um carinho por todos os personagens que fazem parte dessa história, a minha protagonista tem um lugar especial no meu coração. O fato de ser a primeira que desenvolvo conta para a escolha, mas também por ela ser tão complexa e despertar tantas emoções contraditórias nas pessoas ao longo do livro. Recebo vários comentários das leitoras que vão da raiva à pena em um único capítulo e fico fascinada por conseguir transmitir esses sentimentos através das palavras.

Algum projeto futuro já está passando pela sua mente?

R: Muitos! Projetos não faltam em minha mente rs. Eu admiro muito os autores que conseguem trabalhar em vários ao mesmo tempo, mas eu infelizmente não tenho essa qualidade. Preciso focar em um e finalizar para poder iniciar outro. Para projetos futuros eu penso em novas duologias, livros únicos e até mesmo me aventurar em novos gêneros como fantasia e infanto-juvenil, mas tudo em seu tempo.

Esperamos que tenha gostado. Foi um prazer participar dessa entrevista e conhecer as experiências da Patrícia com o mundo literário. Abaixo estão os contatos dela, para quem se interessar!


Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s