[Clube de Temas]O Outro Gume da Faca

Existe o crime perfeito? É possível um criminoso pensar em todos os pormenores, antecipar situações e principalmente inventar provas que o coloquem acima de qualquer suspeita? E se estas provas forem minuciosamente elaboradas por alguém que não tem a intenção de matar ninguém, mas apenas saber a verdade?

Era tudo o que pretendia Aldo Tolentino, um humilde advogado, pacato pai de família: descobrir a verdade sobre o comportamento da sua mulher. Mas algo dá errado e o crime acaba acontecendo. Às vezes, é preferível não saber, como anuncia a epígrafe deste livro: “aquele que sabe há de pagar pelo crime de ter sabido pouco”. Por não ter seguido este ensinamento, Aldo acaba conhecendo o outro gume da faca, ao tentar assumir a sua culpa.

“O Outro Gume da Faca” é uma história envolvente, conduzida pelo talento de Fernando Sabino a um inesperado desfecho, numa sucessão de surpresas em cada página.

 

 

O gênero da vez do Clube de Temas é o policial, e o livro escolhido foi “O Outro Gume da Faca” do famoso autor brasileiro Fernando Sabino.

Antes de começar a falar da história do livro, já vou logo dando a boa notícia: o livro é pequeno, menos de 100 páginas de história, ou seja, dá pra ler em 1 dia. Ou, se você lê devagar, como eu, é possível ler em 4 dias (no máximo).

A história do livro é a seguinte: Aldo Tolentino (personagem principal) é casado com Maria Lúcia e tem 3 filhos, sendo 2 com a atual esposa e 1 com sua falecida mulher. Ele é advogado e trabalha num escritório no Rio de Janeiro com Marco Túlio, seu grande amigo. Aldo começa a desconfiar da mulher quando ela começa a agir de modo estranho, então decide investigar secretamente e acaba descobrindo algo que jamais passaria por sua cabeça. Ao mesmo tempo, Marco arranja uma viagem de trabalho para Aldo passar 3 dias em São Paulo. Transtornado com a descoberta e com a viagem, Aldo bola um plano perfeito para flagrar sua mulher, sem que ninguém descubra.

A trama é focada na vida da Maria Lúcia e na busca incansável e estratégica de Aldo em descobrir quem é o amante da esposa. Rodeada de reviravoltas, a história termina de um modo imprevisível para todos os personagens. Aldo toma decisões certas e erradas (talvez), quem irá julgar se foi certo ou errado o que ele fez será o próprio leitor.

O livro tem uma descrição dos personagens, lugares e ações na medida certa. Não dá pra cansar em nenhum momento na leitura, além de o leitor conseguir facilmente visualizar as cenas acontecendo. A leitura é de fácil entendimento e de dar vontade de ler vorazmente. O livro e a história são antigos, mas vale a pena investir na busca pelo livro e na leitura.

Curioso? Então que tal dar uma chance para essa novela policial nacional que irá te prender do início ao fim? Super recomendo! Se já leu comente aqui e diga o que achou. Se ainda não leu, corre pra ler e depois me conta aqui o que achou. Aldo tomou as decisões certas?


 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s