Abrace Uma Autora Nacional – Nuccia De Cicco

Nuccia De Cicco é bióloga, Doutora em Bioquímica, escritora, poetisa, bailarina e blogueira. Carioca de paixão, moradora de Santa Teresa, bruxa até o fundo da alma, é apaixonada por livros, viciada em seriados, louca por tatuagens e lambidas caninas, além de ter uma queda saudável por cafajestes.

Aos 27 anos, uma doença genética a deixou surda e, desde então, ela luta contra seus próprios dilemas, contra as dificuldades do mundo silencioso e o preconceito auditivo de quem ouve. Suas histórias foram publicadas no livro “Pérolas da minha surdez”, uma obra cheia de luta e força de vontade.

O que mais dizer sobre ela? Ela mesma disse:

“Se quiser me classificar, prefiro ser chamada de surda. Não gosto do termo “deficiente”, pois me faz parecer incapaz. Eu sou uma porrada de coisas, menos incapaz.”

“Pessoas com deficiência são rotuladas como exemplos de superação por causa das baixas expectativas que as pessoas sem deficiência têm sobre elas. Quando as baixas expectativas não existem, o capacitismo e o heroísmo também não.”

“Aprendi a viver bem com o que me restou ao invés de parar a vida por causa daquilo que perdi”.

“Eu costumo dizer que minha inspiração é como uma mulher livre que faz o que bem entende e eu que me vire! Pode acontecer nas horas mais absurdas, das situações mais inusitadas.”

Sobre o livro “Pérolas de Minha Surdez”:

Um diferencial do livro que, com certeza me envolveu ainda mais em suas páginas, foi a forma como a autora nos conta a sua história. De uma maneira muito leve e descontraída, Nuccia nos leva a refletir sobre a surdez, suas causas, dificuldades e preconceitos.
(Daiane Quinelato)

“Eu devorei cada capítulo como se um mundo de coisas ainda estivesse por vir e eu não pudesse perder tempo. E não me decepcionei! Adorei a maneira sucinta e ao mesmo tempo profunda com que  os temas foram abordados. Em um certo momento cheguei a pensar que cento e poucas páginas seriam pouco para um tema tão precioso, mas mais uma vez a Nu me surpreendeu.” (Vanessa Vieira)

“Eu posso dizer que aprendi muito do mundo sem som, no qual a vida fica muito mais complicada e cheia de preconceitos . (…)Eu o classificaria com uma leitura de lição para enxergarmos mais além dos nossos problemas. Conhecer algo que pode acontecer com você ou com quem você ama a qualquer momento, para entender que a limitação está no entendimento humano e não na capacidade da pessoa. Você pode tudo, se você lutar.”
(Giuliana Sperandio)

 

Sinopse:

Pérolas da minha surdez
Gênero: Autobiografia / Não-ficção
Ano:2016

Música, buzina, despertador e então… silêncio. Como se acostumar a não ter som e precisar aprender a se comunicar novamente?

As pessoas dizem verdadeiras pérolas sobre surdez, pois a maioria desconhece o assunto. Não compreendem o que é lidar com a ausência de um sentido tão importante, algo que sempre teve, sempre fez parte da sua vida, até o perder. E, então, ter de reinventar todas suas verdades.

Nesta obra, a autora narra experiências de sua vida após o diagnóstico de surdez total irreversível, buscando ampliar o (re)conhecimento sobre o tema na sociedade. São histórias singulares, divertidas e complicadas, sobre paixões, curiosidades, tecnologias, preconceito, aprendizado e, principalmente, luta e força de vontade.

Um livro que trilha o caminho em direção dos que almejam encontrar respeito, aceitação e voz.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Abrace Uma Autora Nacional – Nuccia De Cicco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s