[Especial Mulheres] Cinco momentos de empoderamento feminino no cinema

 

Ainda comemorando o dia Internacional da Mulher, preparamos uma pequena listinha de peso com poderosas e inspiradoras personagens do cinema, algumas delas com origens na vida, mas todas elas com pouquinho de nós mesmas dentro de si!

1 – Estrelas Além do Tempo (2016)

Comecemos então com esse filme maravilhoso que narra a história de três mulheres maravilhosas e sua luta por reconhecimento durante a corrida espacial americana. Katherine Johnson (Taraji P. Henson), Dorothy Vaughan (Octavia Spencer) e Mary Jackson (Janelle Monáe) são heroínas da vida real, mulheres fortes, determinadas e históricas. Cada uma delas contribuiu de forma singular para luta por direito dos negros nos Estados Unidos.

 

2 – Moana (2016)

Se animações como MulanValente e Frozen já refletiam uma mudança da Disney no sentido de repensar e atualizar o conceito de suas princesas, é em Moana que essa mudança de paradigmas encontra um ponto ideal e natural. Moana é inteligente, destemida, corajosa e senhora de seu próprio destino. Uma heroína aventureira e contemporânea.

 

3 – Star Wars (2015 a atualidade)

Feminina é a força  hoje em Star Wars. O mundo nerd sempre foi muito masculino e por vezes preconceituoso. Aos poucos isso tem mudado. Sendo uma das maiores franquias nerds de todos os tempos, Star Wars finalmente colocou uma personagem feminina como destaque, Rey, interpretada por Daisy Ridley. Apesar de já ter levado as telas importantes figuras femininas como a Princesa Leia (Carrie Fisher) e Padmé (Natalie Portman), Rey se destaca por ser protagonista de sua própria história, assim como Jyn Erso (Felicity Jones), protagonista de Rouge One: Uma História de Star Wars.

4 – Mulher Maravilha (2017)

A Mulher Maravilha, icônica personagem da DC, sempre foi simbolo de representatividade feminina, o que faz de Diana uma empoderada por excelência. Estrelado pela carismática Gal Gadot, o longa de 2017 é o filme de maior bilheteria já dirigido por uma mulher, Pat Jenkis.

 

5 – Pantera Negra (2018)

E pra encerrar com chave de ouro, as incríveis mulheres do elenco de Pantera Negra!”Infelizmente, são poucas as vezes em que negros e mulheres são representados no cinema sem ser em personagens cheio de estereótipos, como empregadas domésticas, bandidos, mulheres bobinhas ou até mesmo personagens fora do protagonismo da narrativa. O filme Pantera Negra, novo lançamento da Marvel chamou a atenção justamente por fugir dessa realidade no mundo das telonas. As mulheres do filme têm posições de liderança na trama, ou seja, muito girl power sim! Uma crítica que tem sido feita ao mundo do cinema é que normalmente os papeis femininos são menos importantes que os masculinos e cheios de estereótipos. Também neste ponto, Pantera Negra fez diferente e, não à toa, está sendo aclamado pela crítica.”

 

Resultado de imagem para pantera negra mulheres

Fontes: Exame, Mad Merlin e Todateen

 

 

Anúncios

Um pensamento sobre “[Especial Mulheres] Cinco momentos de empoderamento feminino no cinema

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s