Pontos relevantes em comum entre “Pantera Negra” e “Corra!”

Há poucos dias o site Omelete publicou uma reportagem sobre uma entrevista exclusiva com o ator indicado ao Oscar, Daniel Kaluuya, e seus pontos de vista tanto sobre a nova produção cinematográfica onde ele atua  como coadjuvante, “Pantera Negra” da Marvel, quanto aquele que o tornou conhecido por interpretar Chris Washington, o filme “Corra!/Get Out!”

Na trama de Pantera Negra, Kaluuya é W’Kabi, que  anseia por uma vingança que só seu amigo T’Challa o protagonista e monarca da nção fictícia de Wakanda poderá realizar, envolvendo no enredo a guerra para preservar o Vibranium – o metal mais poderoso das tramas da Marvel Studios, e principal elemento da modernização do reino tribal de Wakanda. Na história o pai do personagem de Kaluuya veio a perecer por causa exatamente das invasões de mercenários estrangeiros como Ulysses Klaue, um dos vilões da trama.

Diante dos dilemas morais do rei T’Challa, W’Kabi põe a própria lealdade ao amigo  à prova durante o longa, que mal foi lançado e já está sendo  considerado um marco político na representação negra nas telas, segundo o texto do próprio Omelete. Sobre seu personagem em Pantera Negra, o ator indicado ao Oscar falou:

“Minha tarefa no filme é explorar as raízes da Natureza em uma terra tecnológica. (…) A relação de amizade entre W’Kabi e T’Challa reforça os dilemas do monarca de Wakanda, dividido entre as tarefas de rei e os dilemas de ser herói”.

Com seu personagem em “Corra!/Get Out!” Kaluuya foi aclamado pela crítica por sua atuação, que lhe rendeu numerosos elogios e a indicação ao Oscar.
Vale inclusive ressaltar que o título original do filme, “Get Out!”, em tradução ao pé da letra seria algo como “Dê o fora!” ou “Saia!”, que trás certa ironia provocativa, condizente com as questões raciais presentes no roteiro.

Pois Get Out conta a história de uma jovem branca que leva o noivo negro para conhecer sua família dita liberal, mas logo começa a se sentir cercado de pessoas que “nunca viram um cara negro que não trabalhasse para eles” – nas palavras do próprio Chris. Foi certamente um dos melhores thrillers do último ano. Sendo o primeiro filme escrito e dirigido pelo comediante Jordan Peele, filho de mãe branca e pai negro – o que obviamente lhe deu visão íntima para tratar tal questão, e provavelmente a motivação para abordar a temática.

Além de ter feito parte da produção de Jordan Peele, como coadjuvante do novo filme da Marvel Daniel Kaluuya traça sua visão sobre os pontos relevantes que “Pantera Negra” e “Corra!” possuem em comum, pois ambas as produções retratam bem as formas de se repensar as representações no cinema, segundo as palavras do próprio Daniel Kaluuya, que também afirmou ao Omelete nos sets de filmagem o seguinte:

“Esses dois filmes têm algo em comum: eles põem uma concepção crítica do mundo ao lado do entretenimento. Esses filmes põe a cultura negra em relevo por nos fazer repensar formas de representação.”

Kaluuya pareceu satisfeito ao trabalhar para a Marvel Studios e com o diretor Ryan Coogler, que é responsável também por “Creed – Nascido Para Lutar”. Sobre ele, o ator  ainda comentou:

“Ryan ouve, troca, refaz: o melhor dele é a energia de reflexão social envolvido em cada cena”.

De fato em uma época em que novamente e cada vez mais o fantasma (real e concreto) da intolerância paira sobre todos nós independente de nossas visões políticas – como inclusive a tentativa recente de boicote ao “Pantera Negra” pode comprovar –   deixo aqui minha torcida tanto pelo sucesso do filme em cartaz quanto por Daniel Kaluuya  no Oscar de Melhor Ator deste ano, pela sua atuação em “Get Out!”

 

Anúncios

Um pensamento sobre “Pontos relevantes em comum entre “Pantera Negra” e “Corra!”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s