Pantera Negra – Orgulho e Preconceito…

Nesta semana aguardamos a estréia de PANTERA NEGRA, filme da Marvel que contará a história de T’Challa, o Rei da nação africana fictícia de Wakanda, interpretado por Chadwick Boseman e dirigido por Ryan Coogler, e que será o primeiro baseado no mundo dos quadrinhos com direção e maioria de elenco negra, exaltando a história de um herói negro, incluindo suas origens africanas e tradições tribalistas de seu povo mitológico em uma nação africana fictícia, mas que (ao menos pelos trailers e sinopses) tenta se basear ao máximo possível nas diversas culturas advindas do continente negro  – o que em si normalmente já é algo bem inovador e raro acontecer. Até aqui cabe certamente o orgulho citado no título do artigo.

MAS… Ocorreu esta semana um fato no mínimo lamentável para o mundo nerd, um grupo de ditos fanboys da DC planejam um boicote ao novo filme da Marvel, e incentivando de modo intolerante (e intolerável) a questão de uma rivalidade burra entre as duas maiores editoras de quadrinhos de todos os tempos.

O grupo americano organizado fez um evento no Facebook chamado “Dê ao Pantera Negra uma pontuação podre no Rotten Tomatoes”, que está encorajando as pessoas a entrar no site do Rotten, para deliberadamente dar ao filme da Marvel uma pontuação baixa. Sem sequer saberem se de fato o filme será bom ou não! Sem sequer assistir ao mesmo… Segue o texto de “justificativa”  deles:

Dado o sucesso maciço do equipamento de avaliação da audiência do Rotten Tomatoes para Star Wars: The Last Jedi e devido ao aumento repentino daqueles descontentes com as práticas comerciais da Disney, entre outros fatores, especialmente devido às manipulações corporativas que criaram uma má imprensa falsificada para o DCEU, sinto que é hora de atacar todos aqueles que estão sob a Disney e derrubar as ações do rato que pagou os críticos que prejudicaram a DC Comics.

O próprio Rotten Tomatoes se pronunciou repudiando a iniciativa e declarou:

Nós, na Rotten Tomatoes, estamos orgulhosos de nos tornarmos uma plataforma para fãs apaixonados para debater e discutir entretenimento e levamos a sério essa responsabilidade. Embora respeitamos as diversas opiniões dos nossos fãs, não toleramos o discurso do ódio. Nossa equipe de especialistas em segurança, redes e sociais continua monitorando de perto nossas plataformas e qualquer usuário que se envolver em tais atividades será bloqueado do nosso site e seus comentários serão removidos o mais rápido possível.

Francamente! É o primeiro filme da Marvel Studios com um protagonista negro e que  se nota a representatividade… Eis então o que explica a outra parte do título da postagem: preconceito. Pois ao meu ver não se trata unicamente da questão ligada à uma dita “manipulação corporativa”, uma vez que me coloco aqui falando por mim quando afirmo que seria no mínimo ingênuo dada à situação de intolerância crescente tanto nos EUA quanto no resto do mundo, crer numa “coincidência” o fato de planejarem um boicote tão maciço logo a ESTE filme da Marvel… Enfim…

Creio pessoalmente – e há diversos sites na internet e youtubers ligados à cultura nerd que também creem – estarmos lidando neste boicote mais uma vez, como tantas outras inúmeras vezes, com o velho racismo! E velado por declarações com  eufemismo e justificativas estúpidas de pseudo preocupação com “má imprensa”. Fora o fato de que o modo como o tal “dito protesto contra a Disney” está sendo feito, até mesmo do ponto de vista da neutralidade política, não possui o menor sentido ou lógica. A não ser a única lógica nociva de primeiramente disseminar racismo, discursos de ódio e  intolerância, e em segunda estância sujar o nome dos fãs da DC e até mesmo demais fangils e fanboys de outras obras ligadas à cultura nerd, cinema, literatura e afins, como se fôssemos todos pessoas mentecaptas ou “fanáticos imbecilizados”.

Mas felizmente nem tudo é somente ignorância e imbecilidades proferidas com argumentos rasos, há pessoas fazendo parte desta cultura que ainda nos fazem poder ter algum orgulho em também fazer parte dela: há outro grupo de (reais)  fãs da DC ajudando uma iniciativa do bem que acontece nos EUA chamada “#BlackPantherChallenge” que busca doações para levar crianças carentes ao cinema para assistir ao citado filme…

Aí sim, quanto orgulho ESTES fanboys e fangirls nos dão! Mostrando do que realmente somos capazes quando nos organizamos por algo que valha de fato à pena, dentro ou fora da cultura nerd.

Ainda fazem parte da iniciativa também pessoas famosas de com o Cine Pop, como o cantor Snoop Dogg que doou dinheiro para que as crianças do Harlem Boys & Girls Club pudessem assistir ao filme, assim como a vencedora do Oscar, Octavia Spencer, que promete fechar um cinema de uma área pobre do Mississipi para que todas as crianças negras da região possam assistir ao longa e se espelharem nos personagens, vendo a si mesmas como heróis. Sem contar que,o filme já ultrapassou Batman Vs Superman (2016) e é o agora detentor do recorde de maior bilheteria de pré-venda da história.

Anúncios

3 pensamentos sobre “Pantera Negra – Orgulho e Preconceito…

  1. Um filme bonito, cativante. Michael B. Jordan fez um excelente trabalho, seus trabalhos sejam impecáveis e sempre conseguem transmitir todas as suas emoções, é um ator que as garotas amam por que é lindo, carismático e talentoso. O papel que vai realizar em fahrenheit 451 filme será uma das suas melhores atuações. Ele sempre surpreende com os seus papeis, pois se mete de cabeça nas suas atuações e contagia profundamente a todos com as suas emoções. Além, acho que a sua participação neste filme realmente vai ajudar ao desenvolvimento da história. Cada um dos projetos deste actor supera a minha expectativa. Eu sem dúvida verei novamente.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s