Celebridades parcialmente ou totalmente surdas

Esse ano a redação do Enem falou sobre “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil” e isso deu uma grande polêmica, não apenas devido ao despreparo dos jovens com esse tema, mas também ficou ainda mais evidente as dificuldades que os deficientes auditivos tem no Brasil, pois o Enem, que devia ser para todos dificultou esse ano para os surdos.

Felizmente esse problema não é em todo o mundo, o passado da maioria dos países já foi negro para quem tinha problemas de audição, sacrifícios, métodos de “cura” não convencional e muitos outros problemas mancham a historia dos países, mas a sociedade evolui e mostra que todos podem superar suas dificuldades, por isso separamos uma lista de celebridades totalmente ou parcialmente surda que você provavelmente não sabia.

A estrela de “Stranger Things” nasceu parcialmente surda de um dos ouvidos e acabou por perder totalmente a audição. A revelação foi feita recentemente e Millie Bobby Brown, de 13 anos, diz que isso não a impede de perseguir os seus sonhos, como cantar e representar. Aliás, um dos seus sonhos é juntar estas duas artes e integrar o elenco de um espetáculo musical. “Se soar mal, eu não ligo porque estou a fazer o que amo”, contou.

Um vírus que apanhou quando ainda era criança fez com que Rob Lowe ficasse com surdez unilateral. O ator brinca com a situação várias vezes, tendo já chegado a dizer que, embora gostasse de experimentar o mundo em “stereo”, vive bem em “mono”.

Halle Berry cresceu num ambiente de violência e as agressões que sofreu na cabeça trouxeram-lhe consequências irreversíveis: perdeu 80 por cento da audição do ouvido esquerdo.

Bill Clinton não ouve bem dos dois ouvidos, um problema que lhe foi diagnosticado quando tinha 51 anos. Hoje, aos 71, o antigo presidente dos EUA tem perdas auditivas agudas.

“Existe um inseto no teu ouvido e, mesmo se o coçares, ele não desaparece”, canta Bono Vox em “Staring at the Sun”. O vocalista e líder dos U2 sofre de uma doença que o faz ouvir em permanência um zumbido.

A atriz brasileira Maria Otávia Cordazzo utiliza um aparelho auditivo. Tem surdez aguda e contracena lendo os lábios dos colegas. Atualmente, faz parte do elenco da novela “Tempo de Amar”.

Marlee Matlin é, talvez, a surda mais conhecida de Hollywood. Não ouve desde os 18 meses e é a única artista com essa deficiência vencedora de um Óscar de Melhor Atriz (pelo seu desempenho em “Filhos de um Deus Menor”, de 1986)

A atriz Holly Hunter é totalmente surda do ouvido esquerdo devido a uma doença contagiosa apanhada na infância.

A norte-americana Jodie Foster não costuma falar publicamente de assuntos pessoais, mas já confessou a sua deficiência auditiva, revelando recorrer a aparelhos que a ajudam a ouvir melhor.

Stephen Colbert ainda era estudante quando lhe foi diagnosticado um tumor na orelha direita. O atual apresentador e humorista foi submetido a cirurgia e os médicos viram-se obrigados e retirar também o tímpano, deixando-o surdo desse ouvido.

Fonte: Jornal de Noticias

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s