Especial Semana da Justiça – D.N.A do Herói: Aquaman

Se existe um personagem da DC Comics que tanto é amado por uns, quanto ridicularizado por outros, é Aquaman, o Rei dos Mares. Criado por Paul Norris e Mort Weisinger, o personagem estreou na More Fun Comics #73 (novembro de 1941, apesar de a capa dizer “novembro”, More Fun Comics #73 chegou às bancas dos EUA em 25 de setembro de 1941.).

Inicialmente um herói secundário em títulos da antologia da DC, Aquaman depois estrelou em vários volumes como herói principal. Durante o final dos anos 1950 e 1960, período do renascimento dos super-heróis, conhecido como Era de Prata dos Quadrinhos, ele era um membro fundador da Liga da Justiça da América. Na década de 1990, a Era Moderna dos Quadrinhos, o personagem Aquaman tornou-se mais sério do que na maioria das interpretações anteriores, com enredos que descreve o peso de seu papel como o rei da Atlântida

Resultado de imagem para aquaman new 52 wallpaper

Origem – Era de Ouro (1941)

A primeira história da origem de Aquaman foi apresentada em flashback em sua estreia na More Fun Comics #73 (Novembro de 1941), narrada pelo próprio personagem:

“A história deve começar com meu pai, um famoso explorador submarino—se eu falasse o nome dele, você iria reconhecê-lo. Minha mãe morreu quando eu era bebê, e ele voltou para o seu trabalho de resolver os segredos do oceano. Sua maior descoberta foi uma cidade antiga, no fundo do mar ,onde nenhum mergulhador já havia entrado. Meu pai acreditava que era o reino perdido de Atlântida. Ele construiu uma casa à prova d’água em um dos palácios e viveu lá, estudando os registros e dispositivos de sabedoria maravilhosa da raça. A partir dos livros e registros, ele aprendeu as formas de me ensinar a viver sob o oceano, puxando o oxigênio da água e usando todo o poder do mar para me fazer maravilhosamente forte e rápido. Treinando e uma centena de segredos científicos, me tornei o que você vê—um ser humano que vive e prospera debaixo d’água.”

Em suas primeiras aparições na Era de Ouro, Aquaman podia respirar debaixo d’água com brânquias, tinha força sobre-humana que lhe permitiam nadar em altas velocidades e podia se comunicar com vida do mar e mandá-los fazer o que quisesse. Inicialmente, ele foi descrito com a capacidade de falar com as criaturas do mar “na sua própria língua” ao invés de telepatia, e só quando estavam perto o bastante para ouvi-lo. Embora ele fosse muitas vezes descrito como o “soberano do mar”, com as águas do mundo inteiro em seu “domínio” e quase todas as criaturas do mar com seus “súditos leais”, o título nunca foi oficial. As aventuras de Aquaman aconteceram em todo o mundo, e sua base era “um antigo templo na Atlântida perdida, mantido dentro d’água”, onde ele mantinha um trono solitário.

Durante suas aventuras de guerra, a maioria dos inimigos do Aquaman eram comandantes nazistas de U-boot e vários vilões do Eixo. O resto de suas aventuras nos anos 1940 e 1950 tinham ele lidando com vários vilões aquáticos, incluindo os piratas dos tempos modernos, como o seu longo arqui-inimigo Jack Black, bem como com as diferentes ameaças à vida aquática, às rotas marítimas e aos marinheiros.

A última aparição em More Fun Comics foi na edição #107, depois disso as aventuras do herói foram movidas junto com as do Superboy e Arqueiro Verde para a Adventure Comics, começando na edição #103 em 1946.

Resultado de imagem para aquaman new 52 wallpaper

Origem – Era de Prata  (1956)

As aventuras do Aquaman continuaram sua publicação em Adventure Comics durante os anos de 1940 e 1950, como um dos poucos super-heróis que duraram até os anos de 1950 em publicação contínua. A partir do final da década de 1950, foram introduzidos novos elementos para a história do Aquaman, com vários personagens coadjuvantes adicionados e vários ajustes feitos ao personagem, suas origens, seus poderes e personalidade. O primeiro destes elementos foi na história “Aquaman’s Undersea Partner” em Adventure Comics #229 (Outubro de 1956), onde seu aliado polvo, Topo, foi apresentado pela primeira vez. Este e os elementos seguintes foram posteriormente, após o estabelecimento do Multiverso da DC na década de 1960, atribuído ao Aquaman da Terra-Um.

Na Adventure Comics #260 (maio de 1959, republicada no Brasil pela Editora Panini na revista “coleção DC 75 anos # 2 de dezembro de 2010, com o título de “Como Aquaman conseguiu seus poderes!”) e quadrinhos posteriores da Era de Prata, foi revelado que Aquaman era Arthur Curry, o filho de Tom Curry, um faroleiro, e Atlanna, uma exilada da cidade que respira embaixo d’água, na cidade submarina perdida de Atlântida. Devido à sua herança, Aquaman descobriu-se como um jovem que possuía várias habilidades sobre-humanas, incluindo poderes de sobrevivência embaixo d’água, comunicação subaquática, natação e valentia tremenda. Eventualmente, Arthur decidiu usar seu talento para se tornar o defensor dos oceanos da Terra. Superboy #171, janeiro de 1971, revelou que ele tinha, em sua juventude, se aventurado como “Aquaboy” e conhecido Superboy em uma ocasião. Quando Arthur cresceu, ele se chamou de “Aquaman”.

Mais tarde foi revelado em Aquaman #29 que após a morte de Atlanna, Tom Curry conheceu e casou com uma mulher humana normal e teve um filho chamado Orm Curry, meio-irmão de Aquaman. Orm cresceu como um jovem problemático na sombra de seu irmão, que sempre o socorreu dos problemas com a lei. Ele começou a odiar Aquaman não apenas pelos poderes que ele nunca poderia ter, mas também porque acreditava que seu pai sempre preferiu Aquaman. Orm desapareceu depois de se tornar um amnésico e voltaria à tona anos depois como o arqui-inimigo de Aquaman, o Mestre do Oceano.

Até o final dos anos 1950, a capacidade de Aquaman de falar com os peixes tinha sido expandida para pleno direito a comunicação telepática com criaturas do mar, mesmo a grandes distâncias, mas na Adventure Comics #256 (janeiro de 1959), lhe foi também retroativamente dado uma fraqueza específica semelhante à vulnerabilidade de Superman com a criptonita ou a vulnerabilidade do Lanterna Verde com a cor amarela: Aquaman tinha que entrar em contato com água pelo menos uma vez por hora, ou ele morreria (antes disso, Aquaman poderia existir dentro e fora da água por tempo indeterminado). Este problema foi mais tarde explicado como uma característica de todos os atlantes.

Resultado de imagem para aquaman new 52 wallpaper

Origem – Era Moderna (1986)

Depois da série limitada Crise nas Infinitas Terras de 1985, várias minisséries foram produzidos no final dos anos 1980 e início dos anos 1990 – começando em 1986, com Aquaman de quatro edições (fevereiro-maio de 1986), escrita por Neal Pozner, com o herói em um novo uniforme azul-marinho. A série foi bem recebida e uma continuação veio a ser trabalhada, mas acabou por ser cancelada devido a problemas de criação. A série também expandiu em vários detalhes a origem do Aquaman da Era de Prata, bem como a relação de Aquaman com seu meio-irmão, Mestre do Oceano, cuja origem foi recontada em detalhes completos. A série também adicionou elementos místicos para mitologia de Aquaman e reinventou o Mestre do Oceano como um feiticeiro. Aquaman reapareceu em seu traje azul na Aquaman Special #1 (1988).

Em finais de 1988, o personagem apareceu no crossover Invasão!, co-estrelando com a Patrulha do Destino, novamente no traje laranja e verde.

Resultado de imagem para black manta

Realidade Alternativa – Flashpoint (2011)

Em 2011, durante a realidade alternativa da saga Flashpoint (que veio a reiniciar o Universo DC, criando os chamados “Novos 52”), um novo perfil foi dado ao personagem pela DC

  • Nessa nova realidade Aquaman é um déspota tirano que está em guerra com a Mulher Maravilha e suas Amazonas.
  • Ele, junto com seu exército, inundou metade da Europa.

Origem – Os Novos 52, “Convergência” (2011)

Sendo parte do Os Novos 52, o relançamento de toda alinha de super-heróis da DC em 2011, a equipe criativa inicial era formada por Geoff Johns, Ivan Reis e Joe Prado na nova série Aquaman, cuja primeira edição foi lançada em 28 de Setembro de 2011. Os três criadores permaneceram no título nas 16 primeiras edições. Que subsequentemente levaram ao primeiro crossover ligado ao Aquaman em anos, “O Trono da Atlântida”.

A série relançada cimenta o status de Aquaman como o filho meio-humano de Tom Curry e Atlanna, onde o vemos retornar à Baía da Anistia com Mera. Sentido-se angustiado pelo tratamento severo dado aos oceanos durante seu reinado em Atlântida, Aquaman decide abdicar do trono e retorna ao heroísmo em tempo integral. No entanto, ele agora tem que lidar com sua pouca reputação com o grande público, que o vê como um meta-humano “menor” com poderes menos impressionantes do que seus pares. Ele também é novamente um dos mebros fundadores da Liga da Justiça e membro principal da equipe. E é mostrado em Aquaman #7 que no início da sua carreira, Aquaman se uniu com um misterioso grupo conhecido como Os Outros, formado pelo próprio Aquaman, a garota indígena brasileira Ya’Wara e sua pantera, um russo conhecido como Vostok, um ex-veterano do exército chamado Prisioneiro de Guerra, O Agente e uma iraniana chamado Kahina, A Vidente. Todos Os Outros têm com si uma relíqua encanta da Atlântida. De 2014 a 2015, foi lançada a série independente Aquaman and the Others.

Após a saga de 2015, “Convergência”, Aquaman recebeu um novo visual na edição #41. Ele foi deposto do trono por Mera, nova Rainha da Atlântida, que agora está caçando Aquaman como um fugitivo, ao longo do caminho, Arthut adquire novos poderes e novos equipamenos que lhe dão acesso a poderes místicos. Em sequência, mostra-se que Atlântida está agora administrada pela irmã de Mera, Sereia, que a mantêm prisioneira..

Renascimento (2016)

Com a iniciativa de 2016 chamada Renascimento, a DC trouxe de volta o legado e relacionamentos, e Arthur finalmente se propõe a Mera no especial de lançamento da nova fase, Universe: Rebirth #1. O novo título manteve como escritor Dan Abnett, que tinha assumido os argumentos do título nas três últimas edições dos Novos 52, que tinha escrito anteriormente o personagem por um breve período na década anterior. A nova série começa focando o papel de Aquaman como rei e diplomata, onde Arthur busca fortalecer as relações entre Atlântida e a superfície abrindo uma embaixada Atlante na Baía da Anistia (Amnesty Bay), tendo Mera como Embaixadora. Em grande parte da série é mostrado o elenco principal da série dos Novos 52 composta de Aquaman, Mera e Arraia Negra, além personagens secundários que tinham sido esquecidos, tais como, Murk, Tula (Aquagirl), Jack Black e muito mais.

Esse foi apenas um resumo da história e da origem do nosso Rei dos Mares, para quem quiser saber mais e como ler as hqs segue aqui um Guia de Leitura do Aquaman.

Resultado de imagem para aquaman new 52 wallpaper

Poderes e habilidades

Uma das maiores piadas sobre Arthur Curry fala sobre seu poder de comunicar-se telepaticamente com os habitantes dos oceanos. O poder, que foi bastante utilizado no seriado dos Superamigos, não é a única carta na manga do personagem. Na verdade, Aquaman pode fazer muito mais do que se comunicar com nossos amigos com escamas.

Apesar de todos os habitantes de Atlântida terem poderes parecidos, os poderes de Arthur são superiores, resultado da sua linhagem real. Vamos listar alguns dos seus super-poderes:

  • Super-força: O Aquaman possui um nível de força verdadeiramente impressionante, o cara até já conseguiu levantar uma placa tectônica com as suas próprias mãos;
  • Durabilidade: Para além de ser extremamente resistente, o Aquaman não é afetado por balas, explosões ou outros tipos de impactos;
  • Fator de Regeneração: Arthur consegue regenerar partes do seu corpo a uma velocidade impressionante;
  • Super-velocidade: Nem é preciso dizer que nenhum personagem consegue nadar mais rapidamente do que ele;
  • Reflexos: Os reflexos do Aquaman são muito apurados, melhores até do que o do Exterminador;
  • Super-salto: É verdade que o Aquaman não consegue voar, no entanto é capaz de saltar bem alto (algo semelhante ao que o Hulk faz);
  • Telepatia: Ele é capaz de controlar toda vida marinha, incluindo Tubarões Gigantes, Lulas Colossais e Baleias Assassinas.Além disso, sua telepatia também é capaz de influenciar seres não-aquáticos. Ele não pode controlar a mente de outras pessoas, mas já realizou um ataque mental tão poderoso contra o vilão Kordax, que o obrigou a se matar para acabar com o sofrimento.
  • Bênção de Poseidon: Sabia que o Aquaman também tem poderes mágicos? Isso mesmo! Arthur tem a capacidade de conjurar uma espécie de energia cósmica, capaz de produzir alguns feitos mágicos;
  • Tridente  de Poseidon: Depois que Tritão convenceu Hades a capturar todos os deuses Gregos e abrir uma fissura entre o inferno e a Terra, Aquaman se encarregou de descer até o mundo subterrâneo.No caminho, ele lutou contra Caronte, nocauteou as três cabeças de Cérberus, conversou com Hades e até mesmo propôs um jogo ao deus. Em troca de Tritão, Hades deixou Aquaman partir com Poseidon, que deu a Arthur o seu famoso Tridente, afirmando que o Rei dos Mares era mais digno de carregá-lo.

Resultado de imagem para jason momoa aquaman hd wallpapers

Aparições e Live Actions

Aquaman foi adaptado para as telas muitas vezes, aparecendo pela primeira vez na animação de 1967, The Superman/Aquaman Hour of Adventure e, em seguida, no programa relacionado com os Super Friends. Desde então, ela tem aparecido em várias animações produzidas, incluindo papéis proeminentes nas séries dos anos 2000, Justice League Unlimited e Batman: The Brave and the Bold, bem como nos vários filmes do DC Universe Animated Original Movies.

O ator Alan Ritchson também interpretou o papel no live action para a série de televisão Smallville.

Jason Momoa interpretou o personagem em 2016 no filme Batman v Superman: Dawn of Justice (2016) e vai retomar o papel no DC Extended Universe, incluindo um filme solo (Aquaman) em 2018.

Resultado de imagem para aquaman new 52 wallpaper

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s