Percy Jackson e Fúria de Titãs: Semelhanças! (Spoilers)

Resultado de imagem para zeus clash of titans

Sou aquela pessoa que ama mitologia negra de forma descontrolada desde a minha infância/adolescência, quando tive a oportunidade de conhecer o videogame God of War, protagonizado por Kratos e produzido especialmente para consoles da Sony. Depois disso, vieram os livros de Rick Riordan (Percy Jackson e Os Olimpianos), que me incentivaram ainda mais a gostar e a entender a cultura grega, e proporcionaram uma expansão ainda maior, me levando para o lado egípcio da coisa também (Amém Crônicas dos Kane).

Houve um momento em que estava passando Fúria dos Titãs, mas não havia visto todas as cenas e entendido a história como um todo. Só pedaços, fragmentos, uma cena aqui e outra ali. Ao assistir recentemente, percebi que, mesmo que uma das duas obras seja feita com base em um livro (este inspirado na mitologia), existem muitas semelhanças entre Percy Jackson e o Ladrão de Raios e Fúria de Titãs. Vou citá-las a seguir:

Resultado de imagem para logan lerman percy

  1. Ambos se chamam Perseu, apesar do fato de Percy ter tido esse nome em homenagem à figura mitológica.
  2. Os dois são semideuses (um, filho de Zeus e o outro, de Poseidon) e, inicialmente, detestam os deuses do Olimpo e querem evitar qualquer forma de manter contato com os mesmos, pois se consideram capazes de realizar suas missões sem terem nenhuma forma de benefício deles.
  3. Perseu e Percy, durante suas missões, descobrem que devem entrar no barco de Caronte e chegar ao submundo. Eles utilizam os dracmas de ouro para terem acesso ao mundo inferior.
    Imagem relacionada Imagem relacionada
  4. Os dois enfrentam Medusa e presenciam mortes causadas por ela e seu olhar paralisador.
  5. Após morrer, a Medusa tem a sua cabeça utilizada como uma arma para matar um monstro gigante. Em Percy Jackson, a Hydra. Em Fúria de Titãs, o Kraken.
    Resultado de imagem para hydra percy jackson Imagem relacionada
  6. As aparições de Hades nos locais em que o personagem principal se encontra, no início do filme, também são semelhantes, já que a movimentação principal da trama acontece a partir dali (por mais que, em Percy Jackson, tenha ocorrido o incidente com o Minotauro). Um fato curioso é que tanto a aparição da Hidra (que deveria ser em O Mar de Monstros) quanto a de Hades (que simplesmente não era para ter acontecido)  foram coisas adicionadas por quem elaborou a história do filme, que não foi considerado fiel ao livro.

Essas foram algumas das coisas em comum entre as tramas. Plágio? Creio que não, já que foram filmes lançados quase que na mesma época, ambos no ano de 2010. É mais aquela questão da coincidência mesmo.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s