[Resenha] Heróis da Marvel – Guerra Civil

Os tempos mudaram…hoje, qualquer casal de namorados pode assistir ao novo filme do Homem-Aranha sem nunca ter lido um quadrinho na vida. Qualquer grupo de amigos pode comentar sobre “Os Vingadores” sem parecer antiquado. Essa invasão poderosa (literalmente) atingiu o cinema, o teatro, a televisão, a música e  recentemente a literatura. A editora Novo Século tem provado que histórias em quadrinhos podem ser transformadas em narrações em prosa sem a perda de sua essência e maestria. E nessa resenha eu vou falar sobre o Guerra Civil de Stuart Moore, que é incrível

Como o próprio autor da obra deixa explícito: ” isso é um livro não é uma história em quadrinhos”. Adaptar uma série tão icônica e importante como a Guerra Civil para um livro, mantendo a fidelidade do material original, não deve ter sido tarefa fácil, mas Moore a fez brilhantemente. Homem de Ferro, Capitão América, Homem-Aranha e outros super-heróis foram otimamente caracterizados na trama. Moore conseguiu manter a essência dos personagens e moldar uma consciência psicológica neles que supera o alcance dos quadrinhos, entender suas motivações e seus conflitos pessoais tornou-se fácil até para quem não sabe a diferença entre Marvel e DC. Outra coisa que eu achei excelente foi o destaque para certos personagens que nos quadrinhos não tem tanto, como foi o caso do Homem Aranha e a Mulher Invisível que ganharam cenas emocionantes que simplesmente não existem nos quadrinhos.

Além disso, a descrição rica e o modo de escrever do autor são perfeitos para a imersão do leitor em toda a obra, o livro tem uma narrativa fluída e você nem sente os capítulos passando. As batalhas épicas são sentidas com emoção e sagacidade; os diálogos e os momentos cômicos e reflexivos são prazerosos de se ler. Toda a obra tem um apelo enfático que supera a necessidade de aspectos visuais.

É difícil citar pontos negativos desse livro emocionante, mas, para não passar impune, alguns heróis poderiam ser melhor aproveitados e terem superado a condição de “figurantes”. Mas, em suma, “Guerra Civil” é um ótimo livro que merece ser lido por qualquer pessoa que goste ou não do gênero. Trata-se de um livro de tirar o fôlego que, independentemente de faixa etária, traz a vontade de penetrar no universo dos super-heróis e alistar-se à Iniciativa. Ou à Resistência, quem sabe? Afinal, quem são os verdadeiros heróis?

 

Anúncios

6 pensamentos sobre “[Resenha] Heróis da Marvel – Guerra Civil

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s