[Resenha] Diário de uma paixão

Duke é um homem simples com uma vida modesta, mas amou alguém de todo o coração e, para ele, isso sempre foi suficiente. Na clínica de repouso em que vive, Duke se dedica a ler poemas para os outros pacientes, mas, para uma senhora que sofre de Alzheimer – e somente para ela –, lê um diário especial à espera de que um milagre aconteça.

Nele está escrita a emocionante história de Allie Nelson e Noah Calhoun, dois jovens que descobrem o verdadeiro significado da paixão, mas são separados por uma série de obstáculos e mal-entendidos.

Muitos anos depois, a vida dá conta de uni-los novamente e a paixão volta com todo o seu fulgor. Já noiva de um bem-sucedido advogado, Allie precisa optar entre manter o rumo estável de sua vida e se entregar ao verdadeiro amor, correndo todos os riscos. Com a leitura do diário, Duke recorda a própria vida e, às vezes, a senhora consegue romper as barreiras da doença e retomar sua antiga identidade alegre e vivaz. E, sempre que isso acontece, Duke tem a certeza de que o amor relatado nas páginas do diário é a força mais poderosa do Universo.

Diário de uma paixão foi o primeiro romance publicado por Nicholas Sparks e é uma prova do talento que o consagrou por todo o mundo. Entremeando as histórias de Allie, Noah e Duke, ele construiu um conto romântico que se tornou um verdadeiro clássico.

Allie e Noah são jovens que se conheceram quando Allie vai passar um verão em Nova Berna, cidade onde Noah mora. Os dois se apaixonam e vivem o verão mais mágico de toda a vida deles. Eles poderiam viver felizes para sempre, porém não é tão fácil assim.

A família de Allie é de boa condição financeira, ao contrário de Noah. E claro que os dois não ligaram para isso ao se envolverem, mas a mãe dela liga. Ela não aceita o romance da filha, e Allie se vê obrigada a encontrar Noah escondida até o fim do verão. A vida não é doce e eis que, como todo verão, este também acaba, deixando os dois jovens de coração partido. Noah se despede de Allie prometendo escrever para ela, e os dois fazem a promessa de não deixar este amor morrer.

Noah escreve para Allie todos os dias. Dois anos se passam e Allie não responde as cartas do amado. Tudo leva a crer que Allie não está mais interessada, então Noah escreve uma última carta, se despedindo dela. Anos se passam desde então.

Allie fica noiva de Lon, um homem que poderia se encaixar no modelo de marido perfeito, se não fosse o fato de que dá mais atenção ao trabalho que ela. Um dia, enquanto conversava com os pais, vê uma reportagem sobre Noah no jornal. Semanas antes de seu casamento, sem que ninguém saiba, Allie decide procurar por Noah, que nunca deixou de ser apaixonado por ela.

Paralelamente a isto vemos no futuro um senhor de idade avançada contando a história de Allie e Noah para uma senhora com Alzheimer todos os dias. Ambos vivem em uma casa de repouso pois em idade avançada já não é possível que se cuidem sozinhos. Iria Allie se lembrar do grande amor de sua vida?

Sou fã de Nicholas Sparks mas nunca havia lido este livro. Me incomodava muito que todos sempre falassem do filme e não fizessem menção de ler o livro, mas com o relançamento dele pela Editora Arqueiro tomei vergonha na cara e finalmente fui ler.

Este foi o primeiro livro publicado do autor e acaba por ter uma temática mais simples que os demais livros dele. A leitura pode ser bem rápida se você não se sentir afetado por alguns acontecimentos da história. Particularmente demorei uma semana para finalizar a leitura e, como um bom livro de Sparks, com uma caixinha de lenços ao lado.

Gostei bastante de voltar a origem de um dos meus autores favoritos e poder perceber a evolução dele. Sendo sincera, é uma história linda porém fraca, nao tem a mesma carga emocional que os livros mais recentes dele e isto é maravilhoso de acompanhar, a evolução de um autor. Aos que ainda nao estao acostumados com o drama sparkiano é um ótima indicação para se iniciar.

Anúncios

7 pensamentos sobre “[Resenha] Diário de uma paixão

  1. Oi Rafa! Esse foi o primeiro e único livro do Tio Nick que li, hahahaha. Não me leve a mal mas achei só açúcar (nem chega perto de ser água com açúcar) depois soube que todos os livros dele tinham mais ou menos a mesa forma (amor, casal apaixonado, doença grave, morte) e como não tava a fim de entrar em uma deprê desisti de ler qualquer coisa dele. Parece que os filmes são bastante fieis aos livros, mas isso não posso opinar. Você já leu ou viu o filme de alguma outra obra dele? Me falaram também que desde que escreveu o livro sobre a viagem dele com o irmão (Três semanas com meu irmão) ele melhorou bastante. Quem sabe juntas não encaramos esse desafio? Bjus Monique

    Liked by 1 person

    • Oi Monique!
      vou te confessar, sou fã do Sparks. Mas não li tudo dele ainda. Preciso estar na vibe para ler os livros dele para que não acabe detestando rs.
      Eu não havia lido ainda este livro, todos me diziam para ler e assistir o filme, mas eu sou bem do tipo “me obrigue!” Hahahaha. Adorei a leitura pq é o início dos livros dele então ainda tinha um drama pesado.
      Sim, após o livro sobre a viagem com o irmão o estilo dele mudou, gosto de dizer que amadureceu bastante na escrita.
      Os filmes costumam sim ser bem fiéis com apenas mudanças para uma melhor imagem no longa.
      Amo o Tio Nick mas assumo que os livros dele não são para qualquer um. Se tiver vontade mesmo assim procure um dos mais novos: No seu olhar ou Dois a Dois, vão render umas lágrimas mas irá valer a pena.
      Beijos

      Gostar

  2. Eu sou louca por esse filme! Amo Nicholas Sparks e ele escreve romances de uma forma que arrebata. Ainda não li o livro, mas já o tenho há um bom tempo… acho que foi um dos primeiros livros que comprei dele. Estou esperando o momento certo para ler.

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s