[Cobertura] JEDICON RJ 2017

E neste último final de semana aconteceu a Jedicon Rio de Janeiro, organizada pelo Conselho Jedi do Rio de Janeiro, no hotel Windsor, na Barra da Tijuca. Como bom Jedi, eu não perderia esse evento por nada nessa galáxia.

Infelizmente, por questões que fogem do meu controle, não pude comparecer no sábado, primeiro dia da Jedicon, mas aqui vai a cobertura do domingo e uma visão geral do evento.

A Jedicon ocorre desde 1999 e a edição deste ano foi realizada, assim como a anterior (2015, Planetário do Rio de Janeiro), por meio do apoio de benfeitores. Sim, os fãs o fizeram acontecer por meio de doações, o que torna tudo muito mais importante para a comunidade que ama Star Wars.

Vou me ater mais ao domingo, mas entre as atrações do sábado, posso citar painéis comandados por Jovem Nerd, Castro Brothers, Ed Gama, Leonardo Martins, Eduardo Miranda, Débora Otero, Nadja Lírio. Além do painel comandado por Robert Carvalho e Raphael Neto dando dicas para cosplayers e o show da banda The Screeners.

Mas vamos ao domingo, dia que contou com minha ilustre presença…

Começo parabenizando a organização do evento. A escolha do Windsor, por mais que não seja tão charmosa quanto a realização no Planetário, foi muito boa. O hotel possui infraestrutura excelente e não deixou a desejar em nada.

Mesmo sendo benfeitor e tendo ganhado o ingresso como recompensa pela doação, devo admitir que achei o preço um pouco alto. Além dos ingressos, cabe relatar também os altos preços do bar do evento: um hambúrguer muito ruim por 15 reais e um refrigerante por 9 reais…

No quesito atrações “não-painéis”, esta Jedicon deixou um pouco a desejar. Comparando com a de 2015, houve uma drástica redução das lojas e atrações no geral. Haviam apenas 16 lojas, com mais da metade vendendo os mesmos produtos, por preços bem salgados…

Entre os destaques “não-painéis”, destaco os artistas que vendiam seus pôsteres maravilhosos, o estúdio de tatuagem e as atrações de VR, mesmo que as últimas gerassem muitas filas.

Os cosplayers não decepcionaram e tive a oportunidade de bater fotos com os que achei mais impressionantes, General Grievous e Chirrut Imwe. Confere aí como ficaram incríveis:

Entre os painéis do auditório GEORGE LUCAS, tivemos uma abertura muito emocionante, com os 40 anos de Star Wars e uma homenagem à Carrie Fisher. Logo após o painel de abertura, o palco foi comandado por 4 dubladores sensacionais: Philippe Maia (Poe),  Adriana Torres (Rey), Mário Jorge (Luke original) e Renan Freitas (Finn), também tive a oportunidade de bater foto com os 4.

Depois disso tivemos André Godirro em um painel sobre a guerra travada por Lucas para conseguir fazer Star Wars e um episódio ao vivo dos Prodcastinadores. Logo após, o painel “Representatividade nas Estrelas” debateu esta questão tão atual e importante, com enfoque nos filmes de Star Wars.

O painel seguinte lotou o auditório de maneira tal que havia muita gente em pé, com todos os lugares do auditório ocupados. Foi o show de humor “Os Três Elementos”, com Fernando Caruso, Rafael Studart e Ulisses Mattos. Para encerrar o dia do auditório George Lucas, tivemos o show dos Stormtroopers do Sucesso e o famoso Concurso de Cosplay.

Durante o dia, no auditório Timothy Zahn, houve apresentação de artes marciais, exibições de fanfilms de Star Wars de diversos países e a exibição do “Jedi Carioca – A Trajetória do CJRJ”. Além disso, duas palestras muito interessantes, uma sobre a Star Wars Land, apresentada por Nadja Lírio, e uma sobre o universo expandido e a questão “Canon vs. Legends”, apresentada por Nadja Lírio e Débora Otero.

Nota final do evento: 9,5/10

Pontos positivos: Local, Organização, Convidados

Pontos negativos: Preço, Pouca variedade de produtos à vendas

Avaliação final: PODE MARCAR OUTRA JEDICON PRA AMANHÃ JÁ!

Anúncios

3 pensamentos sobre “[Cobertura] JEDICON RJ 2017

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s