SEMANA DO ORGULHO LGBTQ NO MEU MUNDO! TOP 5 Melhores livros com a temática  LGBTQ 

No quarto dia da nossa “SEMANA DO ORGULHO LGBTQ NO MEU MUNDO” trago um top 5 dos livros com temática LGBTQ que todo mundo precisa conhecer.

5 – Over the Rainbow – Vários Autores

E se a Cinderela se apaixonasse por uma garota, e não por um príncipe encantado? Ou se os irmãos João e Maria, homossexuais assumidos, enfrentassem a ira de uma madrasta religiosa que só pensa em curá-los? Ou, ainda, se a Branca de Neve, abandonada numa cidade bem distante de sua terra natal, fosse acolhida por… sete travestis?
Pois pode parar de imaginar, os contos de fadas foram revisitados e receberam uma roupagem LBGTQ. Neste livro podemos conferir clássicas histórias da infância de milhões de pessoas contadas sob a ótica de cinco autores que fazem parte da comunidade lgbt.

4 – Tudo Pode Acontecer – Will Walton

Tretch Farm vive em uma cidadezinha no interior dos Estados Unidos onde todo mundo sabe da vida de todo mundo. O que torna ainda mais difícil o fato de ele estar apaixonado por Matt, seu melhor amigo. Matt não desconfia de absolutamente nada e Tretch não sabe se isso é bom ou ruim… Para ele o problema não é apenas com Matt. Sua família não tem ideia de quem ele realmente é e o que ele realmente pensa no auge dos seus quinze anos. sua mãe acredita que o filho está prestes a sair com uma garota. E Bobby Handel, que sempre insinua que Tretch é gay na escola, mal sabe que está bem perto da verdade. Aos poucos essa história  vai nós mostrando que viver numa mentira  não ser é a melhor escolha para alguém que busca a felicidade.

3 – O Enterro das Minhas Ex – Gauthier

Alguma coisa não está indo bem na vida de Charlotte. Na escola, ela se sente diferente das outras garotas da sua idade, e mesmo com o passar dos anos a incompreensão sobre si mesma persiste. Em sua cabeça, amor e amizade se misturam. Enquanto cresce, Charlotte narra as relações que vive, desde as inocentes paixonites da infância até o início da vida adulta. E, em um momento, ela entenderá que sua confusão tem nome. A partir daí, a garota desbrava um mundo desconhecido cheio de intolerância, arrogância e rejeição, mas também repleto de liberdade.

2 – Este Livro É Gay. E Hétero, e Bi, e Trans… – James Dawson

Este livro é gay trata de uma questão muito importante e, às vezes, de difícil abordagem entre professores, pais e jovens: a sexualidade. Com textos muito claros e ilustrações divertidas, o livro lembra um manual. O autor convida os leitores a refletir, de maneira honesta e sem preconceitos, sobre os desejos sexuais de cada um, defendendo, acima de tudo, o respeito às escolhas.

1 – Todo Dia – David Levithan

Todo dia A acorda em um corpo diferente. Não importa o lugar, o gênero ou a personalidade, A precisa se adaptar ao novo corpo, mesmo que só por um dia. Depois de 16 anos vivendo assim, A já aprendeu a seguir as próprias regras: nunca interferir, nem se envolver. Até que uma manhã acorda no corpo de Justin e conhece sua namorada, Rhiannon. A partir desse momento, todas as suas prioridades mudam, e, conforme se envolvem mais, lutando para se reencontrar a cada 24 horas, A e Rhiannon precisam questionar tudo em nome do amor.
David aborda de forma majestosa a diversidade humana, falando sobre diferentes formas, culturas, pensamentos, problemas e até mesmo doenças. Trazendo uma análise psíquica dos seres humanos e abordando diversos temas como a importância da aparência, o preconceito, relacionamentos familiares, depressão, rótulos, sexualide, etc. É um livro extremamente reflexível e tocante, que faz você pensar sobre suas atitudes e valores pré-estabelecidos.

Por mais que os livros com personagens LGBTQ tenha aumentado cada vez mais, nos ainda sofremos com um espécie de censura que impede livros com temática gay de irem para escolas. É impossível, por mais que as pessoas preconceituosas desejem, que as crianças não saibam que existem pessoas se relacionando amorosamente com pessoas do mesmo sexo, e se as crianças não tiverem contato com isso de maneira uma maneira natural, elas o terão de maneira negativa. Ou seja, através de ofensas como “viado”,”Bixinha”, “sapatona”, entre outras. Logo acabam associando o homossexual a algo pejorativo, passando a encarar pessoas homossexuais com total desrespeito. A escola deve dar um conhecimento de forma natural sobre a diversidade humana, e ensinar ar crianças a ver que homossexualidade não é  algo execrável, nem a oitava maravilha do mundo. É apenas uma das formas possíveis de amor.

Anúncios

2 pensamentos sobre “SEMANA DO ORGULHO LGBTQ NO MEU MUNDO! TOP 5 Melhores livros com a temática  LGBTQ 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s