[Resenha] O cara mais esperto do Facebook

Estava esta semana matando hora na Livraria da Travessa. Passei por cerca de 457 livros, todos muito interessantes e eu todo sem dinheiro. Mas aí eu me deparei com dois livros e vi que, por eles, iria abrir mão do meu almoço. “O cara mais esperto do Facebook”, escrito por Abud Said e “Reprodução”, do Bernardo Carvalho. Um era sobre a Guerra da Síria e um sobre o cotidiano brasileiro atual. Ambos pareciam muito bons, mas havia um porém: mesmo abrindo mão do almoço, eu só tinha dinheiro para um deles e aí pesou o mais barato.

Por obra do destino, e do sistema capitalista, adquiri “O cara mais esperto do Facebook”. E camaradas, QUE LIVRO BOM!

O cara mais esperto do Facebook

São 95 páginas. Apenas 95 páginas. Mas são 95 páginas de uma obra profunda.

O livro retrata os posts do perfil do Facebook de Abud Said, um ferreiro que vivia em Aleppo. Said decide fazer da rede social a sua janela para o mundo, postando tudo que vivia em seu cotidiano, além de algumas reflexões próprias e apenas posts regulares sobre seus vizinhos e seus cigarros.

“Finalmente, descobrimos que revoluções só podem acontecer em países que conhecem ou vivem um certo grau de democracia e têm algum respeito pelas liberdades. A revolução só triunfa contra governantes que respeitam seus povos pelo menos um pouco.” – Abud Said.

Said escreve posts calmos, agitados, corriqueiros e revolucionários. Mas o mais importante, ele escreve. Em meio ao caos, ele escreve. Em meio à guerra, ele escreve. Em meio à solidão, ele escreve.

Alguns enxergam um conservador, alguns o chamam de poeta, outros o veem como revolucionário, enquanto um ou outro o vê como pensador contemporâneo. Não importa. Abud Said precisa ser lido. Afinal:

“Eu sou o cara mais esperto do Facebook, gostem ou não” – Abud Said.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s