[Resenha] Cabeças de Ferro

Resultado de imagem para cabeças de ferro carol sabar

Nem em seus piores pesadelos, Malu imaginava que sua vida universitária começaria tão tumultuada!

Ela acaba de ser aprovada no concorridíssimo vestibular da “Universidade dos Cabeças de Ferro”, e agora, com o apoio de Nicolas – que sonha ser muito mais que seu amigo –, prepara-se para encarar o temido trote da Engenharia.

O veterano designado para aplicar o trote em Malu é ninguém menos que Artur Cantisani, o seu sexy arqui-inimigo, responsável pela humilhação que ela sofreu aos 11 anos de idade, na frente de toda a escola.

Inesperadamente, porém, quando o trote começa, Artur despeja a gosma não em Malu, mas em outra caloura, que sofre um choque anafilático! Veteranos e calouros fogem, deixando Malu, Artur e Nicolas sozinhos na “cena do crime”.

Mas por que a gosma despejada na caloura era a única de cor diferente? E por que todas as outras garrafas com gosma desapareceram sem deixar rastro? Alguém estaria tentando ocultar provas? Os estudantes da Engenharia estariam na mira de um assassino?

Envolvidos até o pescoço, Malu e Artur, apesar de se odiarem, não têm outra saída a não ser unir seus cérebros brilhantes para desvendar o que há por trás de tanto mistério.

Com a mesma linguagem espontânea e divertida que conquistou tantos leitores, Carol Sabar agora conta uma história irresistível, cheia de suspense, romance e adrenalina.

Em uma trama juvenil e repleta de referências da cultura Pop, Carol Sabar nos mostra o ponto de vista de Malu, uma jovem que acabou de passar para a faculdade de Engenharia de Produção na UPN, a Universidade de Ponto Sem Nó, também conhecida como A Universidade dos Cabeças de Ferro. Contudo, está para acontecer em sua vida um temido evento: o trote universitário. Desde então, nos é mostrada uma crítica de como funciona a mente dos estudantes do lugar, realizando atividades cruéis consideradas como brincadeiras inofensivas. Brincadeiras que, por vezes, trazem consequências graves.

Após o derramamento do líquido na garota ao seu lado, cujo nome é Mariana, Malu se desespera ao ver as reações físicas causadas pelo produto. Ela, Artur e Nicolas se unem para tentar impedir a vítima de morrer, enquanto os demais participantes da atividade de iniciação fogem e os deixam local em que o crime ocorreu.

Desde esse momento, o desejo de descobrir quem foi o verdadeiro culpado pela tentativa de assassinato une Malu e Artur, fazendo-os superarem os problemas que existem entre eles e focarem nas respostas dos enigmas que são estabelecidos.

Aos poucos, somos situados dentro do ambiente de Ponto Sem Nó. A narração da protagonista é leve e divertida, sempre iniciando cada capítulo com anotações suas em um diário. Como foi dito antes, há grandes referências a ícones como Harry Potter, Pokémon, Senhor dos Anéis, Shrek, Crepúsculo, Gossip Girl, The Vampire Diaries e muitas outras questões conhecidas pelos jovens da atualidade, como cantores e obras do cinema. A personalidade de Malu nos cativa.

Há momentos em que a trama principal do mistério é deixada um pouco de lado, em prol do desenvolvimento dos personagens e dos relacionamentos que são abordados no passar das páginas. Relacionamentos fraternos, amizades de longa data, namoros e fases vivenciadas dentro do cotidiano universitário.

O único ponto desanimador são alguns comportamentos irritantes de personagens como Nicolas e Malu. Os dele, mais frequentes. Os dela, raros, mas ainda assim acontecem. Mas a história teve um final digno, revelando o mistério (que pode ou não ser imprevisível para o leitor) e deixando aquele gostinho de quero mais, criando um gancho para uma continuação.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s