[Crítica] Apesar da Noite |Cabine

Resultado de imagem para Apesar da noite

A mais nova aposta do diretor francês/Canadense Philippe Grandrieux, estreou no Festival du nouveau cinemá em outubro de 2015. Apesar da Noite é um filme experimental, ou seja, é um filme que explora formas alternativas não-narrativa para relatos ou métodos de trabalho tradicionais.

O filme se discorre, aparentemente, através de um quarteto amoroso. A história começa quando Lenz (Kristian Marr) resolve voltar para Paris com o intuito de reencontrar um amor mal resolvido, Madeleine. Ao chegar a Paris, Lenz encontra seu amigo Louis (Paul Hamy) que se encontra apaixonado pela personagem de Roxane Mesquita, Lena. Junto a isto tudo, Lena conhece Lenz e se apaixona loucamente pelo mesmo, que na procura por Madaleine se apaixona por Hélène (Arine Labed), uma enfermeira com um passado um tanto quanto peculiar. Depois disso o filme fica parecendo a “Quadrilha” de Carlos Drummond Andrade.

O filme possuí um tom teatral nos cortes de uma cena para a outra, consegue aprofundar cada personagem, cada pensamente, cada angústia e cada ideia que se passa na cabeça de cada um deles. O longa-Metragem explora a pornografia hardcore, algo que favoreceu o Diretor já que uma de suas marcas é o fascínio por imagens fortes.

Se fosse para definir esse filme em uma palavra, essa palavra seria: angústia. Apesar de toda a técnica aparentemente vista e bem trabalhada, o filme possui 2h e meia e nós só vemos os personagens em sofrimentos constante. Quem assiste o filme e não conhece o diretor acha que é só mais um filme cult sadomasoquista que parece não ter fim.

Curiosidade: Lena e Hélène possuiem nomes sonoramente similares com o de Madeleine.

 Ficha Técnica

  • Título Original: Malgré La Nuit
  • Gênero: Drama
  • Duração: 2h 36min
  • Direção: Philippe Grandrieux
  • Distribuição: Zeta Filmes
  • Data de Lançamento: 13 de abril de 2017
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s