A ressaca

ressaca-literaria

Sim, um post dedicado a ressaca! Mas não é aquela ressaca de carnaval ou da bebedeira do dia anterior. É uma ressaca que em pontos malucos pode durar mais de um ano! Que ressaca é essa? A literária… Você sabe o que é?

Ressaca Literária é basicamente quando você tenta, quer, mas não consegue ler um livro que você esperou muito, ou até mesmo, qualquer leitura.

Essa definição é a minha, mas acho que a maioria de vocês vão concordar comigo, mas uma definição melhor seria:

Ressaca Literária é um termo que se popularizou entre os leitores do mundo todo para a definição de um “hiatus literário”, ou seja, um período no qual enfrentamos os males causados pela ausência de leitura

Essa é a definição que o Google pode nos dar. Porém, não concordo que seja a ausência, mas não acho que seja só isso. As vezes a ressaca surge por você ter lido algo tão bom, que você mesmo não quer ler outra coisa. As vezes ela surge pela preguiça. Há tantas maneiras de parar e pensar sobre o que ela representa que seria mais interessante falar sobre como ajudar o amiguinho na hora de curar essa ressaca.

Mas vale lembrar, esses são os meus metodos de cura. Talvez eles funcionem com você, talvez eles nem funcionem tanto comigo. O que vale é tentar.

Como curar uma ressaca literária:

1- Algo novo

Por mais fácil que pareça, tentar algo novo não é tão simples. A ressaca literária no meu caso vem de uma leitura muito boa, e que eu não consigo ler algo do mesmo gênero depois. Ou seja, eu preciso sair novamente da minha zona de conforto literária. Como autora e escritora de fantasia, normalmente eu fico com mais ressaca literária se o livro for dessa área, ou seja, eu tento ir para outros gêneros como terror ou até mesmo algo erótico. E foi assim que aprendi que o Wattpad poderia ser meu melhor amigo. A plataforma tem tantos gêneros, e com autores muito pouco conhecidos, assim eu conheci melhor o erótico por exemplo, e acabei tendo outra ressaca literária…

2- Abrir mão não é desistir.

Nesse caso específico, abrir mão da leitura não é desistir dela. Mas sim dar um tempo para que a nossa cabeça se acostume com novas leituras. Então as vezes, se a ressaca for de curto prazo, vale apena dar um tempo de qualquer leitura. Mesmo. Um filme, dois talvez. Até mesmo outras atividades como esportes ou teatro podem ajudar. A dica aqui é esquecer que você é um leitor voraz. E sim isso é muito estranho de falar em um site onde a maioria das coisas indicadas são livros. Mas precisamos de um tempo, todos nós um dia vamos precisar.

3- Leitura Obrigatória.

Sabe aquela leitura obrigatória que seu professor passou para daqui a três semanas? Que tal começar agora? Você sabe que em um dia pode acabar com ela, e muitas vezes, por conta disso, deixa para mais perto da aula para ficar com ela mais fresca na memória. Mas que tal mudar sua tática? Que tal começar a ler agora e depois só relembrar? Isso muitas vezes funciona comigo. Eu odeio ser obrigada a ler coisas que eu não sou fã, como filosofia por exemplo. Parece contraditório curar ressaca literária com mais leitura, mas todas as vezes que eu tive uma eu ia para os textos chatos da faculdade e acabava voltando para um livro. Acho que a minha cabeça acabava entendendo que ou ela lia algo prazeroso, ou ia ter que aturar aquele texto irritante de Filosofia pré socrática cheia de nomes complicados de decorar.

4- Dormir.

Se você é do tipo que precisa pagar contas, trabalhar, estudar e ainda ler. As vezes a ressaca pode ser sinônimo de cansaço, só isso. Então, que tal tirar um mês de férias? Dormir durante o seu tempo de leitura pode ser bom. Apenas algumas horinhas de diferença no seu sono podem trazer novas ideias e até mesmo novas vontades. Tentar não vai matar.

5 – Mudança.

Pode ser a luz, ou até mesmo o local. Se você tem sempre um certo local de leitura, muda-lo pode ajudar. As vezes a luz ali não é mais a mesma e você acaba se cansando de ler no mesmo lugar. Pegue um livro e vá para um parque, se sempre leu em lugares calmos, que tal um barulho agora? Mude a rotina de leitura.

Eu espero ter ajudado, lembrando que essas são as minhas dicas sobre como tentar curar uma ressaca. Pois já cheguei a ter ressacas de dois anos, quando percebi que o problema era o lugar, outras foram apenas sono. Basicamente isso varia de pessoa para pessoa. Mas, não custa tentar.

 

 

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s