[Critica]- The Borgias – 1 Temporada

A família Bórgia foi uma proeminente dinastia italiana que ganhou muito destaque durante o período Renascentista. Rodrigo Bórgia (Jeremy Irons) é o Papa Alexandre VI, que se utiliza de suborno e várias artimanhas para manter sua posição na Igreja. Com a ajuda dos filhos, ele acaba ganhando muitos inimigos no Colégio de Cardeais, e precisa encontrar novas alianças.

Você consegue imaginar Game Of Thrones dentro de uma igreja? Se eu te falar que isso é possível, você acreditaria? Então, é possível. Os Borgias é uma série que pode ser comparada com GOT em alguns aspectos, um deles é que o Papado pode ser algo tão cobiçado quanto o trono de ferro. O papa em 1492, é espanhol, que tem filhos e esposa. O celibato na época parecia ser algo completamente diferente do que temos hoje, onde o papa, os cardeais e até mesmo alguns padres possuem mulher e filhos, mesmo já estando dentro da igreja.

A série mostra como um papa pode ser poderoso já que Itália até então não era um país, mas sim uma península, com republicas, monarquias e até mesmo terras que pertenciam ao papa, os estados pontífices. Onde a França e a Espanha estão disputando Nápoles, pois é uma cidade com ponto estratégico, para o acesso as Índias e onde casamentos arranjados existem, e amores proibidos são capazes de mudar o rumo de uma nação.

A primeira temporada de The Borgias é como o papa manteve seu papado, e muitas dessas formas não são as mais coerentes até mesmo para a igreja. A corrupção dentro do alto clero é de se enojar, mas ao mesmo tempo de se entender, pois ser o santo padre naquela época era como ser um general, um exemplo claro é que Julio II em 1503 usava armadura no lugar de sua Batina, e foi o sucessor de Bórgia na história, então sim, o papa Alexandre VI existiu, o que não posso afirmar é que tudo que está na série era igual. Porém, Maquiavel por exemplo era um diplomata para quem não conhece sua história, e ele está agindo como tal na série, e o mesmo usa um dos filhos do papa em seu livro, O Príncipe.

A indicação de The Borgias veio de um professor da faculdade, que disse em uma aula sobre Maquiavel como seria importante para entender o contexto da época assistir a mesma. Então para quem gosta de séries históricas e cheia de reviravoltas, assista The Borgias, ou Os Borgias, e a mesma tem no Netflix.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s