[Resenha] O Trono de Fogo – Por Thamires Lacerda

O Trono de Fogo – Os deuses do Egito Antigo foram libertados, e desde então Carter Kane e sua irmã, Sadie, vivem mergulhados em problemas. Descendentes da Casa da Vida, ordem secreta que remonta à época dos faraós, os dois têm poderes especiais, mas ainda não os dominam por completo – refugiados na Casa do Brooklin, local de aprendizado para novos magos, eles correm contra o tempo. Seu inimigo mais ameaçador, Apófis, está se erguendo, e em poucos dias o mundo terá um final trágico.

Para terem alguma chance de derrotar as forças do caos, precisarão da ajuda de Rá, o deus sol. Despertá-lo não será fácil: nenhum mago jamais conseguiu. Carter e Sadie terão de rodar o mundo em busca das três partes do Livro de Rá, para só então começarem a decifrar seus encantamentos. E, é claro, ninguém faz ideia de onde está o deus.

O Trono de Fogo se passa pouco tempo depois da história do primeiro livro, e ainda que tenha passado tão pouco tempo, os irmãos Kane estão mais sábios, ensinando magia para crianças da linhagem dos Faraós que encontram pelo mundo e tentando salvar a humanidade do ressurgimento de Apófis, a cobra que é ainda mais Evil do que Set!

Os Kane tem que convencer A Casa da Vida de que a única forma de sucesso é a união dos magos e dos deuses contra o Caos, que promete engolir o Ma’at e saem em uma missão para juntar as partes do Livro de Rá, o rei dos deuses do Egito, o único deus que conseguiu lutar de igual para igual com Apófis antes de se aposentar. Com Mas com A Casa da Vida e a divisão dos deuses contra eles, os obstáculos são diversos.

A história contada em 398 páginas é a narrativa do que acontece em dois dias. Pode até parecer que fica cansativo, mas como qualquer professor, quando a matéria começa a ficar chata, Rick coloca uma piadinha no meio do livro que faz o leitor não largá-lo nunca mais!

Há muitas referências à acontecimentos do primeiro livro, o que pode deixar aqueles que leram a muito tempo meio perdidos em alguns detalhes. Nesse livro, apesar de Sadie e Carter continuarem se alternando ao contarem suas aventuras, eu senti como se a Sadie fosse muito mais bem explorada e desenvolvida que Carter.

Temos vários personagens novos nesse livro e alguns deles vão deixar você de cabelo em pé. Outros, com aquele estilo “Eu adoro confundir meu leitor” bem típico do Rick, vão deixar você se perguntando se são mocinhos ou bandidos do início ao fim.

As aventuras são muitas, mas não é só de explosões, batalhas contra monstros, deuses e dois dos magos mais poderosos do mundo que o livro é feito. Rick Riordan também cuidou para que houvesse o que eu chamo de ‘casal digno de shippagem’ que consiste naquele casal que você torce pra que fiquem juntos durante o livro todo. Sadie ainda tem uma queda de milhões de andares pelo deus da morte, Anúbis, embora seu aprendiz Walt venha fazendo com que ela ouça sua playlist TRISTE no ipod. E o Carter, meu lindíssimo Carter, anda obcecado pra achar a Zia, a verdadeira, pra saber se ela compartilhou os pensamentos de seu shabti e também se apaixonou por ele.

O livro também traz a marca registrada do autor: que são histórias emocionantes, mas permeadas pelo bom humor. Os momentos de escape cômico são bem numerosos e geralmente acontecem em momentos tensos como uma batalha ou uma discussão importante. Isso torna a leitura muito mais prazerosa. É interessante também como o autor “amarra” suas diferentes sagas: assim como no primeiro livro dessa série, Riordan menciona novamente a ilha de Manhattan e a presença de cavalos voadores por lá – uma delicada alusão à saga de Percy Jackson.

Como o Rick Riordan nos conquista em cada detalhe é, para nós, algo mais complexo que acreditar na possibilidade de as diferentes mitologias realmente fazerem parte do nosso mundo… o que sabemos é que ele merece MESMO o primeiro lugar na lista de mais vendidos em qualquer país que seus títulos sejam lançados!

Livros da Série “As Crônicas dos Kane” :

  • A Pirâmide Vermelha;
  • O Trono de Fogo;
  • A Sombra da Serpente;
  • Guia de Sobrevivência (Livro complementar)
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s